Arsal divulga números da fiscalização do transporte intermunicipal

ArsalArsal

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, a fiscalização do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) emitiu 2.032 Autos de Infrações e realizou 313 apreensões durante operações fixas e volantes realizadas em todo o Estado.

Destas notificações, 1.143 foram destinadas ao transporte complementar (micro-ônibus) legalizado; 783 ao transporte clandestino (incluindo vans, táxis e outros veículos em situação irregular) e 106 ao transporte convencional (ônibus).

Sobre as apreensões, os números são assim divididos: 272 (vans e micro-ônibus clandestinos); 34 veículos realizando fretamento irregular; e 7 micro-ônibus autorizados.

Além da própria clandestinidade do transporte, as principais causas das autuações foram desvio de itinerários, excesso de passageiros, alteração na estrutura interna dos carros e veículos com pendências ou em situação irregular junto à Arsal.

“Em relação ao excesso de passageiros, além da aplicação das multas, os fiscais da Arsal recolhem inúmeros banquinhos de plástico que são utilizados nos veículos para transportar passageiros de forma irregular, além da capacidade permitida”, explicou o diretor de Transporte da Arsal, Fábio Calheiros.

Waldo Wanderley, presidente da Arsal, destacou a importância dos usuários não serem coniventes com irregularidades desta natureza, colocando a própria segurança em risco: “O passageiro não deve viajar em pé ou sentado em baquinhos improvisados. Isso é proibido e pode resultar em ferimentos graves, em caso de acidente ou freada brusca”.

Para informações, reclamações, denúncias ou sugestões, os usuários do transporte intermunicipal podem ligar gratuitamente para 0800-284-0429 (Ouvidoria Arsal) ou acessar a página eletrônica www.arsal.al.gov.br.

Fonte: Vanessa Alencar/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos