IMA realiza vistoria em residencial de São José da Laje

Ascom/IMAIMA realiza vistoria em residencial de São José da Laje

IMA realiza vistoria em residencial de São José da Laje

Uma equipe formada pelas Diretorias Técnica (DIT), de Laboratório (Dilab), de Monitoramento e Fiscalização (Dimfi) e de Licenciamento (Dilic) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou uma vistoria na manhã desta sexta (17), no conjunto residencial Armando Lira. As 1.006 casas foram construídas próximo à entrada da cidade de São José da Laje. O IMA constatou que a estação de tratamento de esgoto está funcionando de maneira indevida e que parte dos resíduos é descartada sem nenhum tipo de tratamento.

Durante a fiscalização, o diretor-técnico do IMA, Ricardo César solicitou à prefeitura de São José da Laje e à construtora Humberto Lôbo, responsável pela obra, que apresentem até terça-feira (21) relatórios sobre a situação atual do conjunto e propostas das providências que devem ser adotadas para resolver o problema. O IMA vai reunir a documentação e entregá-la à promotora do Ministério Público Federal, Raquel Teixeira.

“Precisamos resolver esta situação imediatamente. O crime ambiental está acontecendo e alguém precisa ser responsabilizado por isso. Vamos analisar os relatórios, repassá-los para a promotora e, em um primeiro momento, acredito que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deva ser assinado entre as partes para que se encontre uma solução”, informou Ricardo César.

A água fétida que transborda da estação de tratamento é despejada diretamente no riacho Sujo. Durante a vistoria, uma equipe da Dilab coletou amostras de água em três pontos diferentes. Elas irão passar por análises físico-químicas para se observar a quantidade de bactérias presentes no esgoto.

Fonte: Ascom/IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos