Exposição apresenta corpos humanos de forma realista

Alagoas24horasMostra Human Bodies fica em Maceió pelo prazo de um mês

Mostra Human Bodies fica em Maceió pelo prazo de um mês

Uma das mentes brilhantes do século XVI, Leonardo Da Vinci em sua juventude chegou a ser perseguido pelos governos de Florença e Roma, na Itália, por dissecar cadáveres humanos. Um dos objetivos do seu estudo era entender como funciona o corpo humano e registrar os efeitos da idade e de seu desgaste ao longo da vida.

A atitude considerada subversiva naquele tempo, hoje é parte essencial de estudos de diversos campos ligados à saúde. Como parte desse objetivo, o acervo Human Bodies, conhecido mundialmente, chega em Maceió pela primeira vez nesta terça-feira (21). Com cerca de 25 peças plastinadas, a exposição não é feita por Da Vinci, mas mantém a essência da busca pelo conhecimento.

De acordo com Suderlan de Oliveira, gerente nacional, a exposição proporciona um entendimento diferenciado do corpo humano de maneira a revelar os diversos órgãos, músculos e sistema vascular. Ela já esteve em 11 cidades no Brasil e registrou a visita de quase cinco milhões de pessoas.

“A exposição é preventiva, pois ajuda as crianças a entender os malefícios do cigarro, alcoolismo, sedentarismo e alguns hábitos errados, consequentemente elas captam o conhecimento e utilizam para própria vida”, destaca.

As peças em exposição permitem uma viagem tridimensional sobre o corpo humano, mas sem ser chocante, segundo os organizadores. Ainda de acordo com Suderlan, o processo de dissecação e manutenção dos corpos é diferente daqueles utilizados tradicionalmente pelos povos egípcios no século 8 a.C.

“O processo é diferente da mumificação, pois é feita a retirada da pele e da camada gordurosa, onde nós colocamos na acetona para retirar o fluído corporal e eliminar o odor das peças… Por fim a peça fica preservada por uma infinidade de tempo, segundo alguns estudos, se mantido a 50 ºC, ela pode permanecer eternamente”, avalia o gerente.

Escolas farão visitas

Segundo Ana Maria Lima, produtora executiva da ArtBhz, responsável pela mostra, a exposição deve permanecer por cerca de 30 dias em solo alagoano. “É uma oportunidade rara para os estudantes e estamos fazendo parcerias com escolas para que seja ampliado o lado pedagógico”, afirma.

Entre os representantes de diversas escolas particulares de Maceió, a irmã Leonete, do Colégio Imaculada Conceição, na Jatiúca, afirma que a exposição deve atuar como complemento para as aulas de ciências dos alunos. “É tudo muito incrível e vai trazer muita curiosidade para os alunos”, afirma.

Artista hollywoodiano

Uma das peças mais famosas em exposição é o “Guardião”. O corpo de um homem com feições asiáticas e que aparece em uma das cenas do filme Casssino Royale do agente britânico 007. “As pessoas que puderem vir para à exposição poderão apreciar a peça. Costumo dizer que ele é nosso ator de Holywood”, afirma Suderlan.

A exposição está aberta todos os dias de segunda a domingo, no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Os preços variam de R$ 20 a R$60. Há ainda descontos para quem for estudante e apresentar a carteirinha.

No espaço reservado do shopping, cerca de cinco expositores acompanham os visitantes com explicações detalhadas dentro por entre as nove galerias da exposição.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos