Situação dos cemitérios públicos é tema de discussão na Câmara

Ascom/CMMPlenário da Câmara Municipal de Maceió

Plenário da Câmara Municipal de Maceió

Os vereadores repercutiram nesta terça-feira (21) no plenário da Câmara Municipal, a situação dos cemitérios públicos de Maceió a apenas 15 dias do feriado de Finados. O debate surgiu após uma reportagem publicada pela Gazeta de Alagoas que mostra o abandono do Cemitério São José, no Trapiche, o maior da capital e que precisa de uma reforma urgente.

Além dele, são mais oito unidades espalhadas na cidade e que estão sob fiscalização do Ministério Público Estadual para reduzir os danos ambientais gerados a partir da decomposição dos corpos sepultados. A sessão contou com a presença de 16 parlamentares.

Segundo o vereador Silvânio Barbosa (PSB), o São José acumula entulho e lixo entre as sepulturas, sem contar que o mato alto impede que familiares e amigos se aproximem dos túmulos para reverenciar os mortos. Ele lembrou que até mesmo gavetas vazias utilizadas para abrigar corpos viraram espaço para armazenar lixo e que o Ministério Público Estadual já está atento e cobrando providências ao município. Silvânio reclamou que o valor arrecadado pela administração do São José não está sendo reinvestido no cemitério e que, por isso, o local está um caos.

O vereador Cleber Costa (PT) seguiu a mesma linha de raciocínio e alertou para o problema de saúde pública gerado a partir do caos sanitário existente nos cemitérios da capital. Ele fez um levantamento da arrecadação de cada uma das unidades, bem como o número de sepultamentos registrados em cada local. O petista também solicitou a regularização na cobrança de taxas para os sepultamentos, já que, segundo ele, são os administradores dos cemitérios que comandam a arrecadação e prestação contas sem que nada esteja informatizado.

A vereadora Silvania Barbosa (PPS) explicou que procurou pessoalmente o superintendente municipal de Controle e Convívio Urbano, Reinaldo Braga, para buscar uma saída para o problema, especialmente com a aproximação do feriado de Finados. Ela lamentou a situação encontrada pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB), que “herdou um verdadeiro caos administrativo nos cemitérios”. A vereadora também questionou que parte dos aprovados no concurso para coveiro não quer trabalhar na função e tenta ser deslocado para outra área no município. “Isso não pode acontecer. Que chamem os próximos na lista”, adiantou.

Já o vereador Dudu Ronalsa (PSDB) chamou atenção para outros cemitérios espalhados pela cidade e que merecem a mesma atenção da SMCCU. Ele cobrou a limpeza do local e um mutirão para permitir que as pessoas que procurem os cemitérios já no feriado de Finados consigam transitar entre as sepulturas e reverenciar os seus mortos. Ronalsa cobrou agilidade na Prefeitura para que a reforma administrativa – prevista para entrar em vigor em maio do próximo ano – seja rapidamente implantada, se possível até o final do ano, fazendo com que a gestão dos cemitérios passe a ficar sob responsabilidade de um órgão.

Fonte: Ascom/CMM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos