Músicos alagoanos se capacitam em curso de percussão

Prefeitura de ArapiracaPrefeitura de Arapiraca

Músicos de bandas de fanfarras e marciais dos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Campo Alegre e São Sebastião participaram de capacitação, através de curso de percussão realizado pela Master Class de Percussão Pearl Maching realizado nos dias 22, 23 e 25 deste mês no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria) e no Ginásio Municipal João Paulo II.
A parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e a Pearl Marching Division proporcionou também a maestros e músicos das bandas marciais da Rede Municipal de Ensino (RME) o aperfeiçoamento em suas técnicas musicais com o professor paulistano Carlos Eduardo Pereira, representante da Pearl no Brasil, que ensinou novas técnicas de percussão aos 88 participantes do curso “Master Class”.

O mentor do curso em Arapiraca, José Thaigo Santos de Lima ressaltou que os músicos alagoanos se aprimoram no que há de novo no seguimento maching band. “Eles aprenderam um novo conceito em tocar os instrumentos e a se apresentarem em suas performances como melhorar a postura, a marcha e o ritmo”, disse ele.

Thaigo Santos explicou ainda que a maching band utiliza uma linha profissional de instrumentos musicais como a caixa tenor que tem melhor sonoridade que a caixa clara ou caixa de guerra.

Disciplinas e comportamento

Os músicos tiveram aulas de história e nomenclatura dos instrumentos como caixa tenor, “snare”, tenors e bongo – “bassdroom”, além de leitura musical instrumental, prática instrumental, marcha, gardo (comportamento), técnicas e rudimentos, expressão musical e postura.

“São questões de civismo, respeito, hierarquia e todo o comportamento diante das apresentações para que o músico entre em sintonia com o maestro e não fique disperso durante as apresentações”, disse Thaigo Santos ao explicar as vantagens do novo aprendizado do curso “Master Class”.

Fonte: Prefeitura de Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos