Catar não deve sediar Copa de 2022

De acordo com Theo Zwanziger, fortes temperaturas do país põem em risco a saúde de jogadores e torcedores.

REPRODUÇÃO / SITE OFICIAL DA FIFACopa do Mundo no Catar segue ameaçada, devido as altas temperaturas do país no verão

Copa do Mundo no Catar segue ameaçada, devido as altas temperaturas do país no verão

A Copa do Mundo de 2022 não deve ser realizada no Catar devido às altas temperaturas no país do Oriente Médio, disse o membro do comitê executivo da Fifa Theo Zwanziger nesta segunda-feira.

"Eu pessoalmente acho que no fim a Copa do Mundo de 2022 não será no Catar", disse o dirigente alemão ao jornal Sport Bild nesta segunda-feira.

"Médicos dizem que não podem assumir a responsabilidade por uma Copa do Mundo realizada sob essas condições", disse o ex-presidente da federação alemã de futebol, que agora é membro do comitê da Fifa que escolheu o Catar como sede do Mundial em uma votação realizada em 2010.

Apesar de o Catar insistir que é viável realizar a Copa do Mundo no verão graças às tecnologias de refrigeração que está desenvolvendo para os estádios, locais de treinamentos e áreas de exibição pública dos jogos, ainda há uma grande preocupação com a saúde dos jogadores e de torcedores visitantes.

"Eles podem ser capazes de refrigerar os estádios, mas uma Copa do Mundo não acontece apenas lá", disse Zwanziger.

"Torcedores do mundo todo vão chegar e viajar nesse calor, e o primeiro caso de risco de morte vai levar a uma investigação da promotoria pública. Isso é algo pelo qual os membros do comitê executivo da Fifa não querem ser responsáveis", acrescentou./p>

A Fifa considera transferir o torneio para o inverno europeu para evitar o forte calor do verão, em que as temperaturas normalmente passam dos 40 graus Celsius.

No entanto, as conversas sobre uma possível mudança em relação ao atual período de junho-julho resultaram em reclamações de ligas nacionais ao redor do mundo, preocupadas que a mudança da período da Copa possa prejudicá-las.

Além disso, tanto a Fifa como os organizadores da Copa do Catar enfrentam denúncias de corrupção desde que o torneio foi entregue ao país na votação de 2010, e o Catar também tem sido criticado pelas condições de trabalho de operários imigrantes no pequeno Estado do Golfo Pérsico.

Fonte: Agência Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos