Samu realizou mais de 222 mil atendimentos em 2013

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Além de ter sido expandido para todo território alagoano, com as inaugurações das Bases Descentralizadas de Atalaia e Traipu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 222.087 atendimentos durante o ano de 2013. Desse total, 182.097 atendimentos foram registrados pelas ambulâncias localizadas nas 35 Bases Descentralizadas e nas Centrais Maceió e Arapiraca, 39.415 foram orientações médicas repassadas via telefone, 424 socorros foram feitos por meio do Serviço de Motolância e 151 foram realizados por meio do Serviço Aeromédico.

Entre as principais ocorrências realizadas via telefone, ainda de acordo com o Setor de Estatística, destaque para os atendimentos realizados às vítimas de trânsito, que totalizaram 8.183, sendo 4.158 por meio da Central Maceió e 4.025 pela Central Arapiraca. Na segunda posição aparecem os atendimentos a vítimas de arma de fogo, que totalizaram 1.075, seguidos pelos atendimentos a pessoas feridas por armas brancas, que somaram 731, e pelos afogamentos, que no ano passado foram 44.

E para assegurar um atendimento humanizado, ágil e eficiente, como determinam os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Estado investiu na renovação da frota do Samu. Somente no ano passado foram entregues 17 novas ambulâncias, duas tipo Ranger XLC, com tração 4 x 4, para atendimento de pacientes que estão em lugares de difícil acesso, garantindo que nenhum alagoano que necessite do Samu, seja por terra ou pelo ar, venha a ficar sem atendimento pré-hospitalar.

De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Villas Boas, o Ministério da Saúde reconheceu, através de portaria, que o Samu Alagoas abrange todo o território estadual. “Trabalhamos de forma intensa e conseguimos um feito inédito no Brasil, já que Alagoas se tornou o primeiro Estado a ter 100% de cobertura no atendimento pré-hospitalar. Uma conquista que é reflexo do empenho diário da direção do serviço e, principalmente, de todos os servidores que ao longo de 2013 trabalharam para salvar vidas”, destacou.

Valorização do Servidor – E em se tratando de valorização do servidor, o Governo do Estado também investiu na capacitação sistemática de todos os socorristas do Samu, além de ter realizado uma operação para entregar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a todos os servidores da assistência, lotados na capital e no interior. Durante seis meses consecutivos, segundo o secretário de Estado da Saúde, foram entregues máscaras, óculos, protetores auriculares, macacões e botas, assegurando que os socorristas possam desempenhar suas funções com eficiência, agilidade e sem correr riscos.

“Um das determinações do governador Teotonio Vilela Filho é trabalhar que todos os servidores tenham condições de desempenhar suas atividades de forma eficiente. Para isso, a direção do Samu tem atuado para que os servidores tenham todos os EPIs necessários, garantindo segurança e eficiência no socorro aos alagoanos que necessitam do Samu”, destacou o secretário de Estado da Saúde, ao ressaltar que, periodicamente, os socorristas são treinados e participam de simulados para atuar com eficiência e caso de acidentes de grandes proporções.

Trotes – E apesar das campanhas publicitárias específicas e as entrevistas que evidenciam os males que os trotes representam para a população, os índices não diminuíram em 2013. Das 769.269 ligações telefônicas que o Samu de Alagoas recebeu, 71,13% foram de trotes. Uma situação que preocupa o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, já que segundo eles os trotes acabam atrapalhando o bom atendimento dos socorristas e pode colocar em risco a vida de pessoas que realmente necessitam de atendimento.

“Foram 547.181 trotes passados para o Samu no ano passado. Uma situação que preocupa, porque enquanto atendemos a um trote, podemos estar deixando de socorrer a vítima de um acidente de trânsito ou de um tiro, por exemplo. É necessário que os adultos se conscientizem sobre os males que um trote para o Samu pode ocasionar, e que os pais de crianças e adolescentes eduquem e orientem seus filhos”, apela Lucas Casado.

O gerente do Samu Maceió lembrou que em abriu de 2013 o Governo do Estado regulamentou a Lei nº 7.389/12, que cobra ressarcimento àqueles que passam trotes para o Samu, além do Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar de Alagoas. Segundo o texto da nova Lei, os autores de trotes terão que ressarcir o Estado “via cobrança na fatura de serviços telefônicos, por despesas decorrentes do acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências”.

Bases do Samu – Os municípios que são regulados pela Central Maceió são União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina, São Miguel dos Milagres e Atalaia.

Já as Bases pertencentes à Central Arapiraca são Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.

Fonte: Ascom/Sesau

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