Tavares toma posse prometendo diálogo e combate à criminalidade

Alagoas24horasCoronel Marcos Aurélio Pinheiro

Coronel Marcos Aurélio Pinheiro

O ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE/AL), Eduardo Tavares, assumiu oficialmente na manhã desta sexta-feira (17) o cargo de secretário da Defesa Social (SEDS). A posse foi realizada nas dependências do Palácio República dos Palmares, na presença do governador Teotonio Vilela (PSDB) e de membros da cúpula de segurança do Estado, deputados federais, estaduais e do senador Benedito de Lira (PP).

Tavares ocupará o cargo por cerca de um ano, onde deve ajustar a política de combate à criminalidade adotada durante toda a gestão do ex-secretário de Defesa Social, coronel Dário César, e que até o momento não surtiu bons resultados para a população. Além de mudar o panorama da segurança pública em Alagoas, Tavares terá também que dar seguimento ao investimento do Ministério da Justiça por meio do Programa Brasil Mais Seguro e que não conseguiu tirar o Estado dos piores rankings em relação à violência.

Durante seu discurso de posse, Tavares enfatizou que dará seguimento ao combate ao tráfico de drogas e à violência, que são assuntos nacionais e não exclusivos de Alagoas. Ele demonstrou preocupação com o prazo curto para a administração, mas garantiu que fará o melhor trabalho possível.

Para o procurador-geral de Justiça do MPE, Sérgio Jucá, a escolha de Tavares mesmo que tardia vai ser de “grande ajuda” pelo fato do procurador mostrar experiência para gerir essa função. “O Ministério Público é um celeiro de valores, de pessoas dedicadas a servir à coletividade. Por isso tenho a absoluta convicção de que ele será uma peça importante para garantir a segurança que tanto a população alagoana precisa”, diz o procurador.

Ainda de acordo com o procurador, Tavares apresenta um perfil conciliador e que deve garantir a união e o diálogo entre as políciais Civil e Militar. “A integração entre as polícias é de extrema importância para esse desafio de reduzir os índices de violência é isso que Tavares deve buscar”, salienta Jucá.

A capacidade de diálogo é também o principal motivo ressaltado pelo coronel Marcus Aurélio Pinheiro, que assume agora o comando-geral da Polícia Militar junto com o coronel Paulo Domingos, no Comando de Policiamento da Capital. Segundo Marcus Aurélio, a polícia vai se apresentar como parceira da sociedade e Tavares é um homem preparadado para dialogoar com todos os poderes. “Temos que aproveitar o que foi de positivo da última gestão e buscar congregar os poderes porque o inimigo não está aqui dentro e sim lá fora”, pontua o novo comandante.

A mesma visão é compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo, que durante todo o ano de 2013 denunciou diversas irregularidades nas delegacias do Estado. Para Josimar, o momento é especial e o novo secretário já se mostrou interessado em conversar com a categoria. “Ele ligou para mim e marcou uma reunião ainda para segunda-feira (20), o que é bom. Por ele ter uma relação com o Ministério Público espero que tenhamos um diálogo, o que não havia com a gestão do coronel Dário César”, pontua.

Mesmo com o contato inicial, Josimar garante que a Operação Padrão de policiais civis marcada para o próximo dia 27 de janeiro deve permanecer. Detalhes da mobilização devem ser passados nas próximas assembleias do sindicato.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos