Prefeitura anuncia limpeza de canais para acabar com transtorno de mosquitos

Alagoas24horasSegundo Rui nova metodologia é mais econômica e eficiente

Segundo Rui nova metodologia é mais econômica e eficiente

Com a chegada do verão alguns bairros da capital alagoana historicamente passam a sofrer diversos transtornos com o aparecimento de mosquitos e muriçocas que invadem os lares. Para amenizar esse problema, a Prefeitura de Maceió apresentou hoje (23),um novo método de limpeza de canais, no Canal do Gulandi, no conjunto Santo Eduardo, no Poço.

De acordo com Gustavo Novaes, da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), o objetivo do tratamento é eliminar a água parada e assim evitar a proliferação dos mosquitos. “A metodologia utilizada pela gente dessa vez é diferente e já foi aplicada em outras cidades como Recife”, destaca o superintendente.

O aparelho instalado no Canal do Gulandi permanece no local durante 20 dias, posteriormente ele será deslocado para outras áreas de Maceió onde são registradas os maiores níveis de infestação. A diferença é que dessa vez o aparelho deve fazer a limpeza de quatro em quatro meses totalizando três limpezas ao ano. O próximo local beneficiado na sequência é o bairro do Trapiche, onde são registrados diversos casos de mosquitos.

“É uma medida 75% mais econômica e mais eficiente que a anterior. Em Recife se utiliza há muito tempo, diferentemente do que foi feito no ano passado em que a limpeza não foi eficaz”, diz o prefeito Rui Palmeira (PSDB). De acordo com Rui, a nova barragem que será implantada em diversos canais como no próprio Rio Salgadinho, deve tirar diversos detritos da água, deixando o canal limpo.

Mesmo com o benefício a prefeitura anuncia ainda que um projeto piloto de conscientização ambiental está sendo aplicado paralelamente na Grota do Rafael. Intitulado de “Varre Grota”, o trabalho realizado por agentes de saúde visa evitar o acúmulo de lixo causado pela população em canais. “Esse trabalho teve início em dezembro de 2013 e deve seguir até fevereiro quando será feito uma avaliação. Lá pro meio do ano teremos um formato para que possa ser aplicado em outros bairros”, anuncia Gustavo Novaes.

A ideia é evitar assim que após a limpeza dos canais realizada pela prefeitura novos detritos sejam jogados.

Atenção especial para as praias

Após a polêmica foto postada em uma rede social pelo artista da TV Globo, Bruno Gissoni, em frente a uma “língua negra” durante visita á cidade nos primeiros dias de janeiro, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) disse estar dando uma atenção especial para os canais que desembocam na praia.

“Nas praias estamos fazendo fiscalização constante e já multamos empresas que jogam detritos lá, mas para a limpeza definitiva, nesse caso será necessário um projeto que seja realizado com recursos federais”, destaca.

Como o projeto ainda não tem prazo, a prefeitura de Maceió disse que a partir de fevereiro serão instalados em dois pontos da orla de Maceió ecopontos – locais onde os entulhos podem ser depositados sem que danifiquem o meio ambiente. “As pessoas acabam jogando um pouco de tudo nos rios, desde sofás a televisão, então estaremos instalando em fevereiro os ecopontos para o descarte adequado”, diz Rui.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos