Feira dos Municípios reúne potencialidades das 102 cidades alagoanas

AssessoriaFeira dos Municípios reúne potencialidades das 102 cidades alagoanas

Feira dos Municípios reúne potencialidades das 102 cidades alagoanas

Uma excelente oportunidade de conhecer as potencialidades dos 102 municípios alagoanos foi lançada, na última quinta-feira (23), com a abertura da 8º Feira dos Municípios, no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso. Este ano, o evento realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) conta também com o apoio do Governo do Estado e, até o próximo domingo (26), deve gerar muitas oportunidades de negócios para expositores e visitantes.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, salientou a seriedade da medida, e chamou atenção para o momento propício de sua realização. “Nada melhor do que a alta temporada para apresentar ao público o que cada município tem de melhor. Tanto os alagoanos, quanto os turistas que visitam Alagoas, poderão conhecer ou até prospectar investimentos. O importante é que essa possibilidade seja gerada, da melhor forma possível”, declarou.

Nessa edição, o diferencial é que outros eventos acontecem simultaneamente à Feira. O Encontro das Fanfarras; a I Mostra Alagoana de Gastronomia; e o II Congresso dos Municípios Alagoanos, com fóruns de discussões sobre temas variados ligados às gestões dos municípios são alguns dos destaques do que poderá ser visto nesses próximos dias de atividade.

O presidente da AMA e prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, garantiu que o desejo de traçar o mapa de Alagoas nas dependências do Centro de Convenções foi alcançado. “Planejamos tudo com muita cautela. Com essa magnitude, um evento como a Feira dos Municípios precisava ter todas as suas potencialidades exploradas. Aqui, todos terão oportunidades iguais, e esperamos que as lideranças de cada região saibam projetá-las de forma eficiente”, declarou.

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) presta alguns serviços à sociedade, em seu estande na Feira. Além da apresentação de algumas publicações voltadas para a área socioeconômica do Estado, como o Alagoas em Mapas, a Conjuntura Econômica, o Alagoas em Números, entre outras, a Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento da pasta está à disposição do público, para mostrar as utilidades do Portal Alagoas em Dados e Informações em pesquisas acadêmicas, por exemplo.

Os visitantes da Feira poderão também entrar em contato com os diversos projetos que integram o Programa Alagoas Tem Pressa. Uma equipe do Programa foi recrutada especialmente para disponibilizar detalhes dos projetos e ações em cada região do Estado. Artesãos terão ainda a oportunidade de se cadastrarem no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), adquirindo a carteirinha do artesão, exclusivamente emitida pela Seplande em Alagoas.

Em parceria com o Sebrae, a Seplande disponibiliza ainda um espaço para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), separado em dois ambientes. Um lado é a “Mercearia”, onde ficam expostos produtos como mel, sabonetes, peças artesanais, licores, doces, farinha de mandioca, entre outros. Do outro lado, a “Feira Livre”, que conta com itens ‘in natura’ como frutas, verduras e legumes.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos