Operação Inverno mobiliza comunidades de risco na capital

Alagoas24horasAção educativa envolve Defesa Civil, Limpeza Urbana e Corpo de Bombeiros

Ação educativa envolve Defesa Civil, Limpeza Urbana e Corpo de Bombeiros

Os riscos de desabamento de residências em regiões de difícil acesso de Maceió são o foco da "Operação Inverno" desencadeada pela Defesa Civil de Alagoas em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), na manhã desta sexta-feira (31), no colégio Kátia Assunção, no Jacintinho.

O trabalho realizado pelos agentes da Defesa Civil na instituição é de conscientização garotos de 7 a 11 anos sobre a diferença que faz a limpeza e os primeiros socorros em amenizar os transtornos ocorridos durante o período de maior intensidade de chuvas na cidade, registradas a partir do mês de abril.

De acordo com Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil em Maceió, a ação educativa reflete na diminuição de ocorrências durante o período que, historicamente, registra um número significativo de casos de desabamento de barreiras e casas. “A ação é preventiva e conta com aulas com o Corpo de Bombeiros Civil sobre o manuseio de lixo e primeiros socorros para as crianças. Aqui na escola cerca de 90% dos alunos vivem em área de risco que são justamente as grotas que circulam todo o Jacintinho”, diz.

Cerca de 400 ocorrências foram registradas somente em 2013 pela Defesa Civil. Os cuidados vão desde acidentes domésticos como a utilização botijões de gás, limpeza de valas e riachos e o descarte do lixo. A ideia também é reduzir a quantidade de entulhos que bloqueiam as galerias por ondem circulam a água da chuva facilitando assim a ocorrência de enchentes.

Para Poliel Alves, comandante do Corpo de Bombeiros Civil de Alagoas (CBC-AL), as aulas básicas de primeiros socorros podem ajudar a diminuir o número de vítimas durante possíveis desabamentos. “Reduzir o número de acidentes esse é o nosso foco.

Por isso estamos realizando aqui esse trabalho preventivo já que as crianças e os idosos são estatisticamente as maiores vítimas”, avalia.
Ainda segundo Dinário Lemos, a Defesa Civil trabalha com a ação em 11 escolas da cidade que possuem alunos que vivem em áreas de risco.

A instrução foi acompanhada pelo vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, que comemorou a atividade desempenhada no colégio Kátia Assunção. “É importante esse trabalho de conscientização porque somente a Prefeitura de Maceió realizar o desentupimento de resíduos em áreas de risco não ajuda a diminuir o problema, é só observar o que ocorreu ano passado”, avalia Marcelo.

Ainda de acordo com ele, a Prefeitura vem realizando diversas ações que contribuem para diminuir os danos causados durante o período chuvoso. “Cabe a nós do poder público construir casas para essas pessoas e instruindo sobre a necessidade de alternativas para que elas desocupem esses locais e sigam para a casa de parentes por exemplo”, diz Palmeira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos