Toma posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia

AssessoriaCarlos Alberto Ramos , presidente da SBC-AL

Carlos Alberto Ramos , presidente da SBC-AL

Várias gerações de cardiologistas, desde nomes consagrados a residentes, e médicos de outras especialidades lotaram o auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) na noite de sexta-feira (14) para prestigiar a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia Seccional Alagoas (SBC-AL), presidida pelo médico cardiologista Carlos Alberto Ramos Macias.

“Estamos otimistas com o apoio dos colegas, da imprensa e dos colaboradores em geral, o que aumenta a nossa responsabilidade em fazer o melhor”, afirmou o presidente eleito, antes de ser empossado oficialmente. Ele voltou a frisar que o foco de sua gestão será a educação médica continuada, com ênfase no aspecto prático, e a divulgação da prevenção aos problemas cardíacos junto à comunidade, ainda muito carente de informações.

Carlos Macias reforçou a importância de manter um canal aberto com a população, por meio de campanhas educativas, palestras e entrevistas: “Queremos ligar a SBC à sociedade”.

A solenidade foi prestigiada também pelo médico Marcus Vinícius Bolívar Malachias, professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e candidato a presidência da SBC nacional (biênio 2016/2017), com o apoio de nomes importantes da cardiologia alagoana, como os médicos José Wanderley Neto e Marco Mota. Este último exaltou o currículo do candidato, lembrando que Marcus Vinícius foi o responsável (enquanto presidente do Departamento de Hipertensão da SBC) pela exitosa campanha nacional “Eu sou 12 por 8”.

A solenidade

Depois que os integrantes da nova diretoria assinaram o livro de posse, o ex-presidente Alfredo Aurélio apresentou um breve balanço de sua gestão, destacou a qualidade da cardiologia alagoana e pediu que o novo presidente abraçasse uma das lutas da SBC-AL (que se tornou instituição de utilidade pública em junho de 2013): a aprovação do Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) tornando obrigatória a existência de desfibriladores em empresas e aglomerações.

Em um discurso de posse emocionado, Carlos Macias contou como surgiu o convite para que assumisse a presidência da Sociedade e garantiu que aceitou o desafio com a responsabilidade de representar os colegas com o maior empenho e cuidado. “Sou feliz. Escolhi a profissão e a especialidade certas. Foi amor à primeira vista pela cardiologia”, declarou.

Nas homenagens, o médico agradeceu a Deus, aos pais, a esposa Rose, companheira desde a adolescência dele, aos filhos e demais familiares. Em seguida, entregou placas de reconhecimento a algumas personalidades da cardiologia: ao ex-presidente da SBC-AL; ao médico Marco Mota, a quem considera um cientista; a Flávio Loureiro Bonfim, um dos fundadores da UTI do Hospital do Açúcar e ao ex-professor da então Escola de Ciências Médicas (Ecmal), Sadir Carvalho Filho.

Neste momento, Carlos Macias lembrou que o ex-professor lhe escreveu uma carta de recomendação que nunca chegou ao destinatário: “Era tão bonita e dizia coisas tão boas de mim que resolvi ficar com ela, mas hoje devolvo para que você leia”, afirmou, surpreendendo aos presentes e ao próprio homenageado, chamado por ele de “médico de homens e de almas”.

A placa seguinte foi entregue a José Wanderley Neto, de quem o novo presidente da SBC-AL destacou o pioneirismo, tanto nas UTIs, como em programas de atualização em cardiologia, transplante de coração e em levar a especialidade ao interior do Estado. Carlos Macias lembrou ainda os 33 anos em que trabalham juntos na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o fato de Wanderley ter sido um dos fundadores e primeiro presidente da SBC-AL.

A última placa foi dada ao médico Gilson Feitosa. “Um dos cardiologistas mais brilhantes que já conheci, que influenciou uma geração de cardiologistas”, resumiu o presidente.

Compuseram a mesa do evento, o ex-presidente da SBC-AL, Dr. Alfredo Aurélio Marinho Rosa, o presidente eleito, o primeiro presidente e fundador da SBC-AL, José Wanderley Neto (primeiro presidente da SBC-AL), Fernando Pedrosa (presidente do Cremal), Márcia Pinto (representante da Sociedade de Medicina de Alagoas), Duílio Marsiglia (representante da Santa Casa de Misericórdia de Maceió), Ricardo César Cavalcante (representante do Hospital do Coração) e Paulo Teixeira (diretor do Hospital Universitário).

Aula
Ao final da solenidade, os convidados acompanharam a palestra “Conquistas recentes da Ciência Cardiológica e ameaças ao seu aproveitamento do Brasil”, proferida pelo professor doutor Gilson Soares Feitosa, titular de Cardiologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Durante a aula, o médico focou os avanços no reconhecimento e tratamento da hipertensão arterial e doença coronariana – as duas principais causas de morte no mundo e responsáveis por 30% das mortes no País, segundo ele.

A diretoria

A diretoria da SBC/AL para o biênio 2014/2015 é composta pelos médicos Carlos Alberto Ramos Macias (presidente); Adelson de Miranda filho (vice-presidente); Júlia Christine Menezes de Mendonça (diretoria administrativa); Marcelo Menezes Malta (diretoria financeira); Sandra Batista dos Santos (diretoria de comunicação); José Wanderley Neto (diretoria de qualidade assistencial); Daniela Martins Lessa Barreto (diretoria representante do Funcor) e José Maria Gonçalves Fernandes (presidente da Comissão Científica).
A Comissão Científica é composta pelos médicos Antônio Leilton Luna Machado Junior, Amilson Martins Pachêco Filho, Jassen Lemos Calaça, Ana Karolina Queiroz de Souza, Maria Goretti Barbosa de Souza e Rômulo Falcão Neri.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos