1ª Câmara Cível julga 18 processos em sessão itinerante

Dicom/TJCâmara Cível julga 18 processos em sessão itinerante

Câmara Cível julga 18 processos em sessão itinerante

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou a primeira etapa de 2014 do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica, na manhã desta quarta-feira (26), na Faculdade Estácio FAL, unidade do bairro do Jaraguá, em Maceió. Os desembargadores integrantes do órgão julgaram 18 processos, destes, 16 estavam pautados e dois foram apresentados em mesa.

O presidente da 1ª Câmara Cível, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, destacou a importância das sessões itinerantes na proximidade entre o Judiciário e os estudantes do curso de Direito. “É muito importante porque os alunos visualizam de perto como acontece uma sessão, as discussões jurídicas sobre os temas envolvidos nos processos da pauta. Fazemos uma sessão diferenciada, com conteúdo didático e enfoque acadêmico, para que os estudantes entendam o que está acontecendo. Nós temos obtido retorno e resultados bastante positivos”.

A secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Maria Melo, ministrou palestra sobre o Regimento Interno do Judiciário, com ênfase na virtualização de processos, visando o esclarecimento de dúvidas dos estudantes. “Nós resolvemos colocar essa questão porque o Tribunal vive uma nova era, quando virtualizou as Câmaras Cíveis desde o ano passado, e como tudo que é novo, ainda gera dúvidas e equívocos. Então estamos abordando esses pontos tentando dirimi-los e facilitar a atuação dos futuros advogados”.

A estudante Elisa Moraes, do 4º período, reconheceu o valor da iniciativa para alunos que estão no início do curso de Direito. “Foi uma experiência gratificante para nós estudantes, porque vemos o julgamento de maneira muito magnífica por ainda não termos muito contato com as sessões”.

Para o estudante Gerdião Oliveira, do 7º período, é uma oportunidade interessante para decidir qual carreira seguir após a conclusão do curso superior. “É interessante acompanhar os julgamentos de processos para ver a rotina e atuação do advogado, do defensor público, dos magistrados e desembargadores, para decidir qual carreira seguir quando terminar o curso”.

Presenças
A mesa de abertura da sessão itinerante também foi composta pelo procurador de Justiça Walber Valente de Lima; Manuella Gatto, coordenadora do curso de Direito; Vagner Herculano Souza, diretor acadêmico; Simone Moreira, diretora de desenvolvimento comercial; e Michelle Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos