Prefeito Rui Palmeira conhece experiência de Bogotá e Medellín

Secom MaceióSecom Maceió

O prefeito de Maceió Rui Palmeira está em Bogotá, na Colômbia, para conhecer as experiências de sucesso adotadas pela capital colombiana no campo da cidadania, da mobilidade e da inclusão social. Experiências que fizeram de Bogotá um modelo internacional de gestão de cidades, com reflexo direto na queda dos índices de criminalidade. Entre 1995 e 2003, a taxa de homicídios na cidade foi reduzida de 80 homicídios por 100 mil habitantes para 3 homicídios por 100 mil moradores.

Rui Palmeira está na Colômbia atendendo a convite do sociólogo Hugo Acero, ex-secretário municipal de segurança de Bogotá. Acompanham o prefeito os secretário Clayton Santos, de Comunicação Social (Secom) e Tácio Melo, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O modelo de transporte de Bogotá (Transmilênio), e também de Medellín, são também referências mundiais no campo da mobilidade urbana.

No caso de Medellín, as políticas de inclusão adotadas pelo governo municipal fizeram a cidade, antes conhecida pela violência e pelo narcotráfico, receber em 2013 o título de “Cidade do Ano” pelo instituto Urban Land, em parceria com o Wall Street Journal e o Citigroup. Em Medellín, nos últimos 20 anos, a taxa de homicídios foi reduzida em 80%.

“A Prefeitura de Maceió está investindo em cultura, em cidadania, em ocupação de espaços públicos com o Projeto Lazer na Praça, em assistência social. Acredito que o Município pode colaborar para que todos tenhamos uma Maceió mais inclusiva, mais feliz e mais segura.

Bogotá e Medellín, duas cidades sul americanas com inúmeras dificuldades, conseguiram ótimos resultados com medidas que vão de corredores exclusivos de ônibus à criação de bibliotecas públicas. Vamos conferir estas experiências que podem ser modelos para Maceió”, destacou o prefeito.

A comitiva da Prefeitura de Maceió está sendo conduzida na Colômbia pelo secretário municipal de segurança de Recife, Murilo Cavalcante. O secretário pernambucano é autor do livro “As lições de Bogotá e Medellín – do Caos à Referência Mundial” e especialista no tema. Em Bogotá, a comitiva será recepcionada por Hugo Acero, hoje integrante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na agenda do prefeito Rui Palmeira e dos secretários municipais de Maceió, estão palestras e visitas a organismos, secretarias e serviços públicos como o Transmilênio, sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus (VLP) que funciona na cidade de Bogotá; o Idipron (Instituto Distrital para la Protección de la Niñez y la Juventud), organismo que trabalha com acolhimento de menores infratores ou em situação de vulnerabilidade; além de bibliotecas públicas e do Centro de Operações de Medellín. A agenda oficial da comitiva começa nesta segunda-feira (14) e termina na quinta-feira (17).

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos