Arapiraca distribui 190 tipos de medicamentos de alto custo

Ascom/ArapiracaArapiraca distribui 190 tipos de medicamentos de alto custo

Arapiraca distribui 190 tipos de medicamentos de alto custo

Pacientes portadores de doenças crônicas e graves, como câncer, insuficiência renal, puberdade precoce entre outras doenças, realizam o tratamento com medicamentos que não são encontrados nas farmácias convencionais. Esses medicamentos específicos são caros e o tratamento chega a custar por mês, cerca de dez mil reais. Por isso eles são chamados de medicamentos de alto custo.

Os pacientes de Arapiraca e de outros dezessete municípios que compõem a 7ª Região de Alagoas, recebem gratuitamente esses medicamentos na Ceaf (Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica) unidade Arapiraca. São quase cento e noventa tipos diferentes de medicamentos de alto custo, distribuídos pela gestão municipal.

De acordo com Lucas Fernandes, gerente da Ceaf Arapiraca, há alguns anos os pacientes tinham que se deslocarem até a capital do estado para receber esses medicamentos. Mas a prefeitura de Arapiraca conseguiu a descentralização da farmácia de alto custo, promovendo mais comodidade ao pacientes.

Lucas Fernandes informou que a Ceaf Arapiraca atualmente faz a distribuição de medicamentos de alto custo para quatro mil usuários por mês. “ Esse é o número atual, mas temos cadastrado em nosso sistema o atendimento a sete mil usuários que já receberam medicamentos pela farmácia da rede municipal de saúde” afirmou.

Um dos princípios da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) é o tratamento diferenciado ao usuário do SUS. Baseado nisso, o atendimento dos pacientes da Ceaf Arapiraca é humanizado e dinâmico. "Realizamos o atendimento em uma sala climatizad e quando o paciente chega a nossa sede, ele recebe uma ficha numerada priorizando a ordem de chegada” informou o gerente da Ceaf.

Lucas Fernandes disse também, que foi criado um cartão de marcação para cada usuário. “Quando o paciente vem pegar os medicamentos já deixamos agendado no cartão dele, a próxima entrega. Além disso, os pacientes que estão fazendo tratamento de câncer e de outras doenças que provocam dores fortes, tem prioridade, eles são atendidos em um dia específico. ” concluiu.

Fonte: Ascom/Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos