Rui Palmeira conhece sistema de transporte modelo de Bogotá

Secom MaceióSecom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, Tácio Melo, realizaram nessa terça-feira (15) uma visita técnica à sede da Transmilênio, em Bogotá. A visita faz parte da missão de prefeitos no Nordeste à Colômbia, que também conta com a presença do prefeito de Aracaju João Alves. Na empresa colombiana que gerencia uns dos mais arrojados e abrangentes sistemas de transportes coletivos do mundo, Rui Palmeira e Tácio Melo foram apresentados à história, à metodologia de funcionamento e aos resultados do projeto que utiliza uma extensa rede de faixas exclusivas para ônibus na capital colombiana.

“Todo o sistema do Transmilênio tem como base as faixas exclusivas de ônibus, algo que nossa gestão implementou de modo pioneiro em Maceió, por meio da popularmente chamada ‘Faixa Azul’ na avenida Fernandes Lima. Ao provar que vias exclusivas para ônibus dão certo e trazem resultados valorosos para a sociedade, o Transmilênio indica que estamos na capital alagoana dando um passo importante na valorização do transporte público de massa”, afirmou Rui Palmeira.

Com sua construção iniciada em 1998, o Transmilênio começou a operar em 2000, sendo um sistema totalmente público, com operação controlada pela Prefeitura de Bogotá por meio da concessão de lotes de transporte à empresas licitadas. A capital colombiana tem mais de 7 milhões de habitantes e diariamente o sistema transporta quase 2 milhões de pessoas, em cerca de 1.700 ônibus – muitos deles articulados ou bi articulados – em uma rede de faixas exclusivas para ônibus com quase
100 quilômetros.

Na sede do Transmilênio, Rui Palmeira e Tácio Melo conheceram a central de operações da rede, que coordena via computadores e comunicação via satélite o fluxo de ônibus pelos corredores exclusivos da cidade, determinando o tráfego e adequando criteriosamente a circulação dos carros diante da demanda diária dos usuários. As estações do Transmilênio contam com estrutura coberta e segura e monitoramento por câmera. Ciclovias complementam o sistema, muitas delas passando em rotas paralelas aos corredores dos ônibus.

“Visitar, conhecer e saber como é a operação técnica do Transmilênio é importante neste momento para a Prefeitura, já que estamos em meio a um processo de valorização inédito do transporte coletivo em Maceió. Naturalmente que o que vimos em Bogotá necessita ser adequado à nossa realidade. “Faixa Azul’. Ainda este ano ano queremos entregar 0s terminais de ônibus reformados ou construídos na cidade, estamos buscando melhorar o transporte público em Maceió. Experiências como a do Transmilênio mostram que sim, é possível pensarmos a mobilidade urbana com qualidade, preço justo e foco no coletivo”, disse Rui Palmeira.

Também participaram da visita técnica o secretário municipal de Comunicação Social (Secom) Clayton Santos, e a arquiteta da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla) Adriana Cavalcanti. Nesta quarta-feira (16) a agenda da missão da Prefeitura de Maceió na Colômbia conhecerá projetos de inclusão social na cidade de Medellín.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos