Internautas avaliam que mulheres não são responsáveis por abusos sexuais

Maioria dos internautas é contrária e ideia de que as vítimas são responsáveis.

IlustraçãoIlustração

O Alagoas24horas perguntou e os internautas alagoanos se disseram contrários à ideia de que as mulheres são responsáveis por sofrerem abusos sexuais. Dos 2.043 votantes, 1.480 não responsabilizam as mulheres por atos de violência contra elas mesmas. Outras 563 disseram sim à pergunta da nossa enquete.

Percentualmente, os números são parecidos com os resultados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em Alagoas, são 72,4% contra 27,6%. Depois da confirmação de que havia ocorrido uma troca entre gráficos o IPEA divulgou novo resultado de sua pesquisa, onde 26% dos 3.810 entrevistados (e não 65% como outrora divulgado) concordavam totalmente ou parcialmente que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

Apesar de a maioria dos internautas do Alagoas24horas ‘absolver’ as mulheres da culpa pela violência contra elas cometida, dizer que 27,6% (quase 30%) são favoráveis é admitir que quase três, em cada dez votantes, responsabilizam as mulheres por ataques e abusos sexuais. Dado ainda assustador.

Mesmo após as correções do IPEA, 58,5% dos entrevistados concordam com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. Com base nisso o Instituto divulgou em nota: “as conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos."

Em São Paulo, a solução encontrada por uma empresa que administra o metrô na capital foi delimitar um vagão somente para mulheres. O fato é mais de 60% dos usuários de metrô são mulheres e um único vagão não suporta a quantidade de usuárias. A medida gerou nova discussão: estariam as mulheres que embarcam nos demais vagões se permitindo ao abuso? O ‘ sectarismo’ seria a solução para o fim da violência contra a mulher? Ou ainda: Se as roupas são a razão do estupro, por que em países onde mulheres usam burca também ocorrem estupros?

Longe do fim, a pesquisa – e seu erro – serviu para ampliar as discussões do papel da mulher na sociedade atual e alertar os homens do seu.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos