Cuidando do Servidor: Núcleo promove ações de saúde e segurança para os trabalhadores

UncisalUncisal

Pensar no trabalhador com um ser que vai além de um movimento repetitivo, quase que mecânico é o foco que tem permeado a equipe que integra o Núcleo de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (Naisst) da Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O Núcleo que está diretamente ligado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) foi implantado em novembro de 2010. Segundo a coordenadora das ações de saúde e segurança do trabalhador na Uncisal, Diany Ibrahim, “a ideia de criação do núcleo teve como ênfase a compreensão de que se fazia necessária a implantação de espaços de cuidado do cuidador que, numa perspectiva da integralidade do sujeito e da complexidade do trabalho, pudessem atender às suas demandas de saúde ocupacional, tanto no âmbito daquilo que preconiza a legislação, quanto na oferta de ações e serviços assistenciais, que estivessem voltadas a acolher suas necessidades mais urgentes, funcionando como uma espécie de articulador da rede de serviços e ações”.

A inauguração do Naisst consistiu em um passo bastante significativo no sentido da definição de uma sinalização clara para os nossos servidores, bem como a toda comunidade universitária, do compromisso assumido pela gestão na busca da implantação e implementação de ações efetivas de cuidado com aqueles que representam a força de trabalho. No momento inicial houve a discussão e o enfrentamento de questões estruturais, como, por exemplo, as questões relativas aos processos e condições de trabalho no âmbito de toda a Universidade.

Articulação

O Núcleo está fundamentado numa compreensão ampliada acerca da saúde e segurança do trabalhador. Entre as diversas atribuições por ele desenvolvidas junto aos cerca de 3 mil servidores que estão alocados no prédio sede e nas unidades complementares da Uncisal podemos destacar as políticas de promoção da saúde e segurança do trabalhador, ações e serviços assistenciais, o fomento a parcerias entre a rede de serviços e ações que porventura se façam necessários para suprir necessidades de saúde dos servidores da universidade e a disseminação de conhecimentos sobre a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a diminuição dos riscos ocupacionais, com base nas estratégias de Educação em Saúde.

Atividades

O NAISST tem suas ações pautadas em quatro eixos fundamentais, que são a vigilância e monitoramento em saúde do trabalhador; segurança do trabalho; atenção em equipe multidisciplinar e assessoramento em Saúde e Segurança do Trabalhador para as unidades hospitalares da Uncisal.

Na prevenção e educação em saúde e promoção da saúde e segurança do trabalhador, o Naisst realiza ações de massoterapia, atendimento psicológico, atividades corporais e alongamentos, análise de atividade profissional, vistorias dos postos de trabalho como prática da segurança do trabalho, apoio aos Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs), além de seu projeto mais recente, o Nutre Saúde.

“O Nutre Saúde é um projeto que traz como proposta ações voltadas às unidades e setores da Universidade, visando um melhor o bem estar através de ações que possibilitem um cuidado e orientações para servidores diante da exposição ao adoecimento favorecido por suas rotinas inerentes ao um ambiente inadequado, tempo prolongado em postura ortostática, muita demanda de trabalho, conflitos interpessoais, estresse ocupacional, entre outros”, destacou Diany.

Além da promoção de dicas para a saúde do trabalhador o novo serviço busca possibilitar práticas de cuidado no sentido de incentivar sua continuidade entre a equipe; contribuir para redução dos riscos de doenças relacionadas ao trabalho e acidentes de trabalho através de orientações e ações preventivas.

Abrangência

A área de Saúde do Trabalhador (ST) apresenta como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Dentre seus objetivos estão a promoção e a proteção da saúde do trabalhador através da vigilância dos agravos e riscos ambientais e das condições de trabalho, compreendendo o diagnóstico, tratamento e reabilitação, e também sugerindo modificações nos processos e estruturas de trabalho. É orientada por uma visão multicausal, tendo o aspecto social como determinante das condições de saúde.

Tendo como público alvo os servidores da Uncisal, o Naisst tem atividades junto aos trabalhadores da Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Escola Helvio Auto, Hospital Escola Portugal Ramalho, Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Escola Técnica de Saúde de Alagoas, além de todo prédio sede onde funciona a administração, cursos de graduação e clínicas escola.

Servidores

O Naisst desenvolve suas atividades junto aos mais de 3 mil servidores da Uncisal. “As ações são desenvolvidas em conjunto com os SESMTs das unidades hospitalares, que atendem os servidores a elas ligados diretamente. Os atendimentos que estão contemplados no NAISST são os de massoterapia, psicologia, medicina do trabalho, enfermagem, terapia ocupacional e engenharia de segurança do trabalho, que atendem indiretamente a todos os servidores, seja através de inspeção, vistoria e análise das condições ergonômicas, ou através da prestação de assistência mais diretamente ao servidor (consulta médica, aferição de pressão arterial, massoterapia, etc)”, firmou Diany.Ações de segurança

A promoção da saúde e segurança do trabalho para os servidores na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente laboral acontece através de ações que buscam elaborar e executar projetos e sistemas para programas de segurança do trabalho com o intuito de prevenir acidentes de trabalhos e doenças profissionais.

Um ponto essencial para firmar as ações de segurança “está na implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), conforme legislação em vigor”,reforçou a coordenadora.

Outra atividade essencial para a promoção da saúde e da segurança do trabalhador é a conscientização da aplicação de dispositivos especiais de segurança, bem como Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC), determinando aspectos técnicos funcionais e demais características, para prevenir e minimizar a possibilidade de acidentes e doenças ocupacionais.

“As atividades são desenvolvidas em todas as unidades da Uncisal. Porém, nos locais onde há SESMT ou setor de saúde e segurança do trabalhador, como nos caso dos hospitais escolas (HEHA, MESM, HEPR), as ações são realizadas por estes com o apoio do NAISST”, destacou Diany.

Calcado na importância da multidisciplinaridade, o Núcleo também compreende um importante instrumento de formação e produção de conhecimento, atuando como campo de estágio na área da terapia ocupacional, psicologia, medicina, enfermagem, engenharia, técnico de segurança de trabalho e massoterapia.

As atividades desenvolvidas pelos estudantes “são uma forma de promover para o estudante um ambiente de diálogo entre os saberes, bem como o compartilhamento de olhares e práticas com profissionais de outras áreas do conhecimento”, concluiu Diany Ibrahim.“Como trabalho com arte e criação fico muito tempo sentado na frente do computador”, disse David. “As visitas que recebemos são muito benéficas. Além de dicas e sugestões para cuidar da saúde esses momentos também proporciona uma espécie de quebra na rotina diária e estimulam a relação interpessoal entre os servidores, o que promove também as relações interpessoais”, concluiu o trabalhador.

Fonte: Uncisal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos