Almagis acompanha hoje na ALE votação de projeto que visa extinguir cargos de juízes

Os diretores da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) estarão na tarde de hoje (20), na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), para acompanhar a votação do projeto de extinção dos cargos de juízes com atribuição de auxiliar, ratificando o posicionamento contrário à proposta.

A presidente da Almagis, juíza Fatima Pirauá, que está em Brasília participando de reuniões convocadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), já solicitou aos magistrados que acompanhem a sessão junto aos membros da Diretoria.

A entidade de classe defende a importância dos cargos de juízes com atribuição de auxiliar para a melhoria dos serviços jurisdicionais prestados à sociedade e, por isso, mantém posição contrária ao projeto levado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

“Esse cargo é extremamente relevante na organização do Poder Judiciário, pois é comum o afastamento de juízes para ocupar funções administrativas no Tribunal de Justiça, e o juiz com atribuição de auxiliar atua, justamente, nessa ausência”, frisou o vice-presidente Administrativo da entidade de classe, juiz João Dirceu Soares Moraes, complementando: ”ele pode atuar tanto em conjunto com o juiz de uma unidade jurisdicional ou como substituto em caso de vacância temporária ou afastamento do titular”.

Apoio da OAB e Adepal
Durante visita que diretores da Almagis realizaram à ALE, no mês de março, para expor posicionamento sobre o projeto, o advogado Felipe Lins reafirmou o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL) à entidade de classe. Para ele, a extinção dos cargos de juízes auxiliares é um assunto de interesse de toda sociedade. "O papel da OAB é marchar em sintonia com essa causa da Associação. Pensamos que nenhum cargo deve ser extinto, pelo contrário, o Tribunal deve provê-los. Estamos aqui como representantes do povo", realçou.

A Associação dos Defensores Públicos de Alagoas (Adepal) também se posicionou contrária ao projeto de lei que tramita na Assembleia para extinção dos cargos. No dia 25 de março, a Adepal divulgou nota pública, em que seu presidente, Djalma Mascarenhas Alves Neto, ratificou o apoio à Almagis na defesa da conservação dos cargos, “que contribuem para uma prestação jurisdicional mais célere e em benefício da sociedade alagoana”.

Fonte: Almagis

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos