Sem-teto ocupam Secretaria de Finanças para ‘lembrar’ expulsão do Santa Lúcia

Alagoas24horasSem-teto ocupam Secretaria de Finanças para ‘lembrar’ expulsão do Santa Lúcia

Sem-teto ocupam Secretaria de Finanças para ‘lembrar’ expulsão do Santa Lúcia

Integrantes do Movimento Via do Trabalho (MVT) ocuparam na manhã desta segunda-feira, dia 26, o prédio da Secretaria Municipal de Finanças, na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió. Segundo um dos coordenadores do movimento, Marcos Antonio, o Marrom, a mobilização ocorre para ‘lembrar’ um ano do cumprimento de reintegração de posse do terreno localizado no bairro de Santa Lúcia.

Segundo Marrom, cerca de 120 famílias oriundas do terreno vivem em condições subumanas no antigo prédio do INSS na Praça Palmares, sem nenhuma perspectiva para a maioria das famílias. Questionado sobre se as famílias não teriam sido inscritas em cadastros do município, Marrom confirma o procedimento, mas alega que as moradias só devem ficar prontas no final de 2015, segundo previsão da Prefeitura de Maceió.

“Há um ano fomos expulsos do terreno no Santa Lúcia, no coração de Maceió. Estamos aqui (Finanças) para saber se o proprietário daquela área de 50 hectares vem cumprindo com suas obrigações, pagando os impostos ao município”. Os sem-teto ainda negociam uma audiência com o prefeito Rui Palmeira.

Ainda de acordo com Marrom, a ocupação se deu de forma pacífica, entretanto, devido à presença dos manifestantes, o atendimento na secretária foi suspenso temporariamente. A reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do município para confirmar as informações e foi informada que os dados estão sendo apurados.

O atendimento ao público já foi retomado.

De acordo com o secretário Municipal de Habitação, Mac Lira, a Prefeitura vem atendendo desde o ano passado as reivindicações. "O problema é que nem todos que reivindicam são daqui de Maceió ou do programa de habitação", explica.

O terreno prometido para os desabrigados do bairro de Santa Lúcia fica no Benedito Bentes, no Parque dos Caetés. "O programa tem regras e elas precisam ser cumpridas, só vão ocupar aqueles que estão cadastrados", avisa Mac.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos