Alagoas perde uma vaga na Câmara Federal e três na Assembleia

TSETSE ratifica norma que redefiniu cadeiras na Câmara dos Deputados para Eleições 2014

TSE ratifica norma que redefiniu cadeiras na Câmara dos Deputados para Eleições 2014

As eleições proporcionais deste ano ganharam um fator complicador: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou na sessão de ontem, a resolução que redefiniu o número deputados federais por unidade da Federação, e, como consequência, a composição das assembleias legislativas e da Câmara Distrital.

Alagoas, que possuía até então nove vagas na Câmara Federal, contará a partir do próximo pleito com oito representantes. A decisão também altera a composição da Assembleia Legislativa do Estado, que das atuais 27 cadeiras, passará a contar com 24, uma vez que a relação de proporcionalidade é de três para um.

Os efeitos da norma haviam sido suspensos pelo Decreto Legislativo nº 424/2013, aprovado pelo Congresso Nacional, mas com a decisão desta terça-feira (27) voltam a valer.

As eleições proporcionais são determinantes para a composição dos grupos políticos e retardou anúncios dos pré-candidatos ao governo, como admitiu o próprio senador Benedito de Lira (PP). Com a eleição majoritária estimada em cerca de R$ 100 milhões, as eleições para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa de Alagoas devem ser as mais ‘caras’ dos últimos tempos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos