Padrão Fifa: polícia faz vistoria em hotel que receberá Gana

Jogadores e comissão técnica devem chegar amanhã em Maceió.

Ilustração / Alagoas 24 HorasEquipamento utilizado para vistoria

Equipamento utilizado para vistoria

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 10, uma vistoria de segurança no Hotel Radisson. O esquema contou com a presença de policiais do Bope, militares do Exército, peritos da Polícia Federal e até um explosivista. Tudo isso por que o hotel receberá amanhã os jogadores e a comissão técnica da seleção de Gana que escolheu a cidade de Maceió como Centro de Treinamento para a Copa do Mundo 2014.

Na vistoria os três andares – contendo 21 quartos cada – passaram por inspeção minuciosa de segurança. Além do 5°, 6° e 7° andares, outras duas suítes presidenciais também devem ser ocupadas pela comitiva tratada pela polícia como dignitários (ministros de estado).

A polícia confirma que 58 pessoas foram confirmadas na delegação ganense, mas na lista de hóspedes aguardados há também mulheres e crianças. Especula-se que os jogadores devem vir acompanhados de esposas e parentes de outro grau. Um número ainda tímido de jornalistas de Gana já está em Maceió.

Para a vistoria, exigida pela Fifa, os militares do Exército foram os primeiros a entrar no hotel. Um kit de vistoria de segurança foi usado por policiais federais com contava até com um boroscópio – uma pequena câmera em um cabo que serve para ser introduzida em locais de difícil acesso. O padrão de vistoria também exigiu a presença de peritos em substâncias químicas, artefatos e radioatividade (QBRN).

Dez policiais do Tigre, 20 do Bope, cinco peritos da PF e o explosivista e também chefe da perícia da Polícia Federal de Alagoas, Murilo Almeida integraram a vistoria. Nesta quarta (11) o ônibus oficial que transportará os ganenses do aeroporto até o hotel também deve ser vistoriado. Outros carros oficiais e até os carros da própria polícia (militar e federal) também foram vistoriados.

Depois da vistoria a responsabilidade da segurança dos jogadores e do resto da comissão técnica fica por conta de uma empresa contratada pela Fifa e também pela segurança do próprio hotel. Áreas de livre acesso do hotel também foram vistoriadas, mas a comitiva deve usar áreas independentes na cobertura.

Já os torcedores devem ‘ficar na vontade’ até a sexta-feira, dia 13, quando haverá um jogo treino aberto ao público no Estádio Rei Pelé. Quem espera ver os jogadores desembarcando no Aeroporto Zumbi dos Palmares deve se decepcionar. Os jogadores seguirão o ‘padrão Fifa’ e devem desembarcar direto para o ônibus, sem passar pelos saguão do aeroporto, seguindo o procedimento adotado pela outras seleções no restante no país.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos