O Armeration está de regresso ao Brasil

Getty ImagesGetty Images

O primeiro gol foi de Pará, que comemorou rebolando com as mãos na cabeça. Depois foi a vez de Neymar, que optou por uma coreografia diferente. O que poucos esperavam é que naquela tarde, na Vila Belmiro, o verdadeiro maestro do baile fosse um colombiano que jogava não pelo Santos, mas pelo rival Palmeiras.

"Eles começaram ganhando. Neymar, Robinho e Ganso comemoraram os gols dançando, mas empatamos o jogo. Fiz um cruzamento, o Robert fez o gol, e então dançamos também. A torcida adversária nos xingava, mas quando me viram dançar assim começaram a rir." Estava nascendo o Armeration.

A frenética dança de Pablo Armero naquela tarde de 2010 foi muito comemorada pela torcida palmeirense. E, pelo que vimos na estreia da Colômbia no Brasil 2014, segue mais viva do que nunca. Os colombianos enfrentavam a Grécia, e Armero marcou o primeiro gol. O lateral, que atua hoje pelo West Ham, voltou a dançar o Armeration, que virou o assunto mais comentado no Twitter no Brasil. "É muito bonito que sigam lembrando disso", conta Armero, entre risos, em conversa com o FIFA.com.

A Colômbia está sendo uma das sensações desta Copa do Mundo da FIFA graças ao seu futebol vistoso, ao grande momento de James Rodríguez, artilheiro do torneio, e (por que não?) graças às coreografias que Armero organiza, as quais são cumpridas à risca pelos companheiros.

Equipe solidária e motivada
Depois de o país fazer história contra o Uruguai e alcançar pela primeira vez as quartas de final de uma Copa do Mundo, a alegria é evidente na delegação colombiana. Mas Armero tenta manter os pés no chão e deixa claro que as expectativas da equipe ainda não foram plenamente satisfeitas. "Nós trabalhamos para chegar o mais longe possível", comenta. "Desde o primeiro jogo sabíamos que não ia ser fácil, e a nossa mentalidade foi a de ir passo a passo. Não viemos aqui para passear. Viemos para dar tudo e buscar a consagração."

A próxima pedra no caminho é simplesmente um dos maiores favoritos ao título: o anfitrião Brasil. "Será um grande jogo, porque tanto eles como nós estamos jogando um futebol muito bonito", assinala. Apesar de o Brasil ter batido o Chile apenas nos pênaltis, o lateral esquerdo colombiano não vê a equipe de Luiz Felipe Scolari como fragilizada. "O Brasil não está fraco, o que acontece é que todos querem chegar longe. É o que estamos vendo desde que começou a Copa do Mundo. Todas as equipes querem ganhar, ninguém se omite. Além disso, eles enfrentaram o Chile, que tem grandes jogadores."

Uma das principais armas do Brasil é justamente um velho conhecido de Armero. "Para anular Neymar, toda a equipe, todos nós, devemos ajudar os companheiros, marcando-o de cima", destaca, deixando clara uma das principais características da seleção colombiana: trata-se de uma equipe, acima de tudo, solidária. "Devemos permanecer unidos, não perder o foco. Somos uma equipe compacta e temos bem claro que quando jogamos com união conseguimos os resultados."

Ao longo das duas temporadas que disputou pelo Palmeiras, o colombiano ganhou de Neymar em várias ocasiões. Uma delas foi justamente o dia do nascimento do Armeration. O Verdão ganhou por 4 a 3, e o ala colombiano ganhou do camisa 10 brasileiro tanto na dança quanto na bola. Agora, só resta saber quem dançará por último no próximo dia 4 de julho, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Fonte: Fifa.com

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos