Dieta: benefícios das sementes de maconha

ThinkstockDieta: benefícios das sementes de maconha

Dieta: benefícios das sementes de maconha

Enquanto a lenda diz que consumir maconha dá uma fome daquelas, as sementes de cânhamo, porém, vão na contramão e seriam boas aliadas na dieta, inclusive para a perda de peso. Recentemente, a modelo Yasmin Brunet declarou que é adepta do alimento e costuma consumi-las como se fosse chia ou linhaça.

Para conhecer os benefícios das sementes, segue a entrevista com o endocrinologista Pedro Assed, do Rio de Janeiro. Dá uma olhada:

Como as sementes agem no organismo?
Elas contêm grandes quantidades de fibras, aminoácidos e ácidos graxos essenciais, como o ácido linoléico, o ácido esteárico, além de ômega 3 e 6. Esses ácidos graxos protegem as membranas celulares e mantêm o fluido celular, importante para manter a pele saudável e ajudar na cicatrização de feridas. Também são fundamentais para o cérebro, já que a falta desses ácidos já foi associada a dificuldades de aprendizado e problemas de comportamento em crianças. E ainda ajuda a diminuir a incidência de doenças cardiovasculares e os níveis de colesterol.

Para quem são indicadas?
O consumo do óleo e das sementes de cânhamo é ideal para pessoas com baixo nível de ácidos gordos essenciais, e também para atletas e crianças. É ainda particularmente valioso à população vegetariana e vegana, que encontra no cânhamo uma fonte completa de proteínas.

Quais as suas desvantagens?
O cânhamo não tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser vendido (na forma industrializada) no Brasil, pois contém percentuais variáveis do composto psicoativo THC – Tetrahidrocanabinol, mesmo principio ativo encontrado nas plantas da família Cannabis, da maconha. Na parte nutricional, o ponto negativo é o alto valor calórico.

Como devem ser consumidas e qual a quantidade ideal?
Uma das maneiras mais simples de consumir semente de cânhamo é na forma de shakes. Basta bater no liquidificador as sementes de cânhamo orgânicas (inteiras ou descascadas) com frutas, sucos, ou leite (de vaca ou de soja). Não há uma quantidade ideal a ser consumida especificamente dessa fibra. Mas em geral cerca de 30g (1 colher de sopa) de fibras por dia é considerado satisfatório.

Funcionam para quem quer emagrecer? Servem para substituir algum outro alimento?
Qualquer alimento que contenha fibra em boa quantidade tem o potencial de ajudar no emagrecimento uma vez que prolonga a sensação de saciedade, diminui o esvaziamento do estômago e com isso regula melhor a fome e o apetite. Elas podem substituir outras fibras como a linhaça e a chia.

Quantas calorias têm, em média?
Em media, 100 gramas têm cerca de 510 kcal.

Fonte: Revista Marie Claire

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos