Nacional domina, vence Defensor e fica perto da final da Libertadores

ReutersNacional-PAR vence Defensor-URU na Semifinal da Libertadores

Nacional-PAR vence Defensor-URU na Semifinal da Libertadores

O Nacional deu um grande passo para chegar de forma inédita à final da Copa Libertadores. A equipe paraguaia recebeu o Defensor no Defensores del Chaco, em Assunção, nesta terça-feira, e triunfou por 2 a 0, pelo duelo de ida da semifinal. Os mandantes dominaram a partida e construíram com tranquilidade o placar.O placar foi aberto aos 35 minutos do primeiro tempo, quando Montenegro recebeu assistência de Benítez e concluiu com um chute cruzado no canto esquerdo do goleiro Campaña. O time da casa deu números finais ao marcador aos 25 com um gol de Derlis Orué, que emendou uma bela finalização da meia-lua de primeira.

Com o resultado, os paraguaios poderão perder por um gol de diferença – ou até por dois, desde que balancem a rede – que ficarão com a vaga na decisão do torneio continental. O duelo de volta ocorrerá no Estádio Centenário, em Montevidéu, na terça-feira, às 21h15 (de Brasília).

Caso confirme a vaga, o Nacional faria com que seu país chegasse à segunda decisão consecutiva da Libertadores. Em 2013, o Olímpia caiu na final para o Atlético-MG. Por sinal, o Olímpia, com três títulos e quatro vices, é o único time paraguaio que decidiu a principal competição de clubes da América do Sul.

O Defensor, por sua vez, tentará uma difícil virada para se tornar o terceiro clube uruguaio a ir a uma final de Libertadores. O Peñarol alcançou a fase em dez oportunidades e ficou com a taça em cinco delas, e o Nacional, em seis decisões, se sagrou campeão três vezes.

O jogo – Logo aos seis minutos, o Nacional, embalado pelos torcedores que compareceram ao Defensores del Chaco, criou a primeira chance do jogo. Em boa jogada de Julián Benítez pela esquerda, Melgarejo emendou uma bicicleta, mas encobriu o travessão de Campaña. Com 12 jogados, o volante Torales arriscou da intermediária e levou perigo à meta uruguaia.

A oportunidade inaugural do Defensor veio aos 18 minutos. Em cobrança de escanteio executada pelo camisa 10 De Arrascaeta, Malvino aproveitou uma falha da zaga para dominar, mas concluiu para fora, assustando o goleiro Don. Com 24 no relógio, o time da casa quase foi à rede. Em bola alçada na área por Marcos Riveros, Campaña saiu mal e deixou a bola nos pés de Benítez. Porém, o atacante acabou desarmado no momento do chute.

Aos poucos, o Nacional voltou a mostrar superioridade e incomodou o gol visitante. Aos 25 minutos, aproveitando bola despachada pela defesa, o estreante Montenegro realizou um belo toque de calcanhar, procurando Benítez, mas viu a defesa afastar. Com 32, Torales experimentou da intermediária e assustou Campaña, que se esticou para acompanhar a conclusão.

De tanto pressionar, os mandantes inauguraram o placar aos 35 minutos. Aproveitando saída errada de Amado, Benítez avançou pela esquerda e acionou Montenegro. O jovem de 21 anos finalizou cruzado para vencer Campaña, que se esticou em vão no lado direito. O segundo quase veio no ataque seguinte, mas a finalização de Torales acabou desviada e saiu em escanteio.

O gol alterou os ímpetos do Defensor, que chegou com perigo aos 42 minutos. Em cobrança de falta fechada executada pelo gaúcho Felipe Gedoz, Don deu um leve toque com a ponta dos dedos e viu a bola explodir no travessão. Na sequência, o goleiro recebeu caiu em disputa aérea com Matías Alonso e viu um princípio de confusão ser instaurado. Porém, o árbitro peruano Victor Carrillo acalmou os ânimos dos atletas.

Na segunda etapa, o Nacional voltou a mostrar sua superioridade e lutou pelo segundo gol. Aos oito minutos, Montenegro foi acionado pela direita e acionou Melgarejo. O meia percebeu a passagem de Benítez e rolou na esquerda, mas viu o goleiro Campaña espalmar a finalização firme do dianteiro. Com 13 jogados, o atacante voltou a concluir forte da intermediária, mas parou em nova intervenção do arqueiro visitante.

A pressão tricolor surtiu efeito aos 25 minutos. Em escanteio cobrado por Melgarejo na esquerda, Orué aproveitou uma bola espirrada pela zaga e finalizou de primeira. A conclusão contou com um leve desvio no meio do caminho antes de entrar no canto de Campaña, que nada pôde fazer.

Em desvantagem, o técnico Fernando Curuchet promoveu a entrada do experiente meia Nico Olivera, bem como a do alto centroavante Boghossian. Aproveitando as bolas alçadas na área, o Defensor quase diminuiu o marcador nos acréscimos. Aos 46 minutos, cruzamento na área, Orué salvou um desvio contra em cima da linha, garantindo o importante triunfo mandante.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos