Artilheiro virou atacante por idolatria a Tsubasa, de ‘Super Campeões’

DivulgaçãoHenan comemora gol pelo São Bernardo: artilheiro da Copa Paulista

Henan comemora gol pelo São Bernardo: artilheiro da Copa Paulista

Artilheiro da Copa Paulista 2014, o atacante Henan, do São Bernardo, resolveu quando criança que queria ser centroavante por um motivo curioso. Fã do desenho animado japonês "Super Campeões", exibido pela TV Manchete nos anos 90, ele queria furar as redes dos goleiros adversários como fazia Oliver Tsubasa, protagonista da famosa animação sobre futebol.

Quando tinha entre 7 anos, ficava grudado na TV ao lado de seu pai. Primeiro, assistia aos "Cavaleiros do Zodíaco", outros ícones dos desenhos japoneses. Depois, ficava vidrado nos lançamentos espetaculares e nos golaços marcados por Tsubasa.

"Sempre tive o sonho de ser jogador, mas acho que o motivo pelo qual decidi ser atacante, de gostar de fazer gols é pelo ‘Super Campeões’. Meu ídolo era o Oliver (Tsubasa), que fazia um monte de gol, e, quando chutava, furava a rede", contou o camisa 9, em entrevista à Rádio ESPN.

"Quando eu era criança, queria jogar em um gol que tivesse rede, porque queria chutar e estourar a rede. Na primeira vez que joguei em um campo que tinha rede no gol, tentei furá-la, igual no desenho, mas aí vi que não era possível (risos)!", completou.

Até o momento, Henan marcou seis gols em sete jogos pelo São Bernardo, líder do grupo 3 da Copinha. Antes de chegar ao time do ABC, rodou por clubes do interior paulista e também por times da Suíça e Coreia do Sul. Ele é lembrado por ser o maior artilheiro da história do Red Bull Brasil, e também por ter jogado no Atlético-PR, sem muito brilho.

Curiosamente, Henan acabou fazendo o caminho inverso do ídolo Tsubasa. Enquanto o japonês veio para a América do Sul e atuou no São Paulo (time muito popular no Japão nos anos 90, devido aos títulos Mundiais contra Milan e Barcelona), o atacante paulistano foi para a Ásia jogar no Chunnam Dragons, da Coreia do Sul. Experiência que lhe rendeu um bom dinheiro, apesar de alguns apuros.

"A língua lá é impossível de falar, e inglês eles também não entendem. Sorte que eu tinha ajuda de um tradutor, mas a adaptação foi difícil. Lá eles também treinam muito forte, no Brasil a gente não está acostumado aos tipos de treinos feitos lá", relatou o 9.

"Mas, apesar de tudo isso, foi uma experiência importante pra mim. Foi um lugar onde pude ganhar um bom dinheiro e ajudar minha família. Financeirametne, valeu a pena. E também deu pra aprender um pouco sobre a cultura coreana", ressaltou.

A próxima chance de Henan manter sua boa média de gols é neste sábado, quando o São Bernardo enfrenta o Atlético Sorocaba, às 15h (horário de Brasília), pela 8ª rodada da Copa Paulista.

Vale ficar de olho para ver se as redes do estádio 1º de Maio, no ABC paulista, terminarão furadas pelo Oliver Tsubasa brasileiro.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos