Projeto Filmar dá início a oficinas abertas para a produção de novo curta-metragem

O Projeto Filmar – Oficina de Cinema realiza neste sábado (30 de agosto), das 9 às 12 h, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu – Centro, uma oficina gratuita sobre o fundamento ROTEIRO, a ser conduzida pelo roteirista Rafhael Barbosa. Iniciativa de estudantes de graduação em Teatro da Ufal, o projeto quer estimular a produção audiovisual com participação da comunidade acadêmica, a troca de conhecimentos e experiências com os realizadores locais com o objetivo de realizar um curta-metragem.

Segundo a graduanda em Teatro Fabiana de Paula, coordenadora do Filmar, as oficinas mensais abordarão os fundamentos principais da produção de um curta, com foco prático no projeto selecionado pela equipe. Intitulado provisoriamente de Monique, o curta tem roteiro de Wladymir Lima, um dos parceiros do projeto, também escalado para a direção do filme. A equipe de Monique conta ainda com as parcerias confirmadas de Maysa Reis, Viviane Araújo, Dário Júnior, Paulo Silver e Renata Baracho, formandos de Comunicação com experiência em curtas-metragens.

A coordenadora Fabiana de Paula atuou como produtora-executiva e atriz coadjuvante no curta O Vulto, de Wladymir Lima, com o qual obteve dois prêmios na IV Mostra Sururu de Cinema Alagoano, em 2013, incluindo o de Melhor Ficção. “A experiência bem-sucedida nos fez acreditar que seria possível reunir ao menos parte daquela equipe para um outro projeto, e o Vivência de Arte na Ufal surgiu como uma oportunidade de garantir parte dos recursos para a realização, que só será possível graças à troca e compartilhamento de experiências dos realizadores parceiros”, explica De Paula.

Os participantes das oficinas terão a oportunidade de integrar a equipe de filmagem, ou mesmo acompanhar de perto o processo de desenvolvimento do projeto do curta-metragem. É que nem todas as funções do filme estão definidas, e, dependendo da participação no processo, qualquer inscrito poderá integrar a produção do projeto e ter seus nomes nos créditos do filme.

Perfil do oficineiro – Rafhael Barbosa é cineasta alagoano vencedor de vários prêmios nacionais com o curta O Que Lembro, Tenho, entre eles o de melhor roteiro nos festivais de Triunfo (PE) e Cine Ceará. Ao todo, o curta-metragem de Barbosa recebeu 20 prêmios em festivais por todo o País, tenso sido exibido também no exterior. Neste sábado, a partir do projeto Monique, Rafhael vai abordar o fundamento ROTEIRO em um curta-metragem e suas implicações nas demais etapas de produção.

SERVIÇO
O quê: Oficina de Roteiro (Projeto Filmar) com Rafhael Barbosa
Quando: Sábado, 30 de agosto – das 9 às 12 h.
Quanto: Gratuito
Onde: Espaço Cultural da Ufal (Antiga Reitoria) – Praça Sinimbu
Inscrições: Dispensável. É só chegar na hora!
Público: Comunidade acadêmica, realizadores e público em geral
Saiba mais: www.projetofilmar.blogspot.com.br

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos