Prefeitura de Maceió revitaliza espaço público na Gruta

Secom MaceióSecom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e o titular da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Raphael Wong, participaram na manhã desta sexta-feira, 29, da reinauguração da Praça jornalista Genésio de Carvalho, localizada no bairro da Gruta. A área de lazer foi recuperada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada, como parte do projeto Adote uma Praça, que tem como objetivo a requalificação de praças, jardins públicos, canteiros centrais, mirantes e demais áreas verdes na capital.

De acordo com Rui Palmeira, é importante que as empresas também se comprometam com a cidade onde se beneficiam com suas respectivas atividades. “Estamos focados na busca por essas parcerias, onde podemos promover melhorias nos espaços de convivência coletiva garantindo os serviços de iluminação, arborização e limpeza da Prefeitura”, disse ele.

Janilde de Carvalho é filha do patrono da praça e disse ter ficado lisonjeada com os trabalhos realizados no espaço público de convivência. “Essa praça homenageia com justiça um homem de bem, bom pai, bom colega de trabalho, amigo e esposo. Fico muito grata à Prefeitura e à construtora por essa iniciativa. Essa praça, sem dúvida, será palco de grandes reuniões e um espaço de lazer voltado às famílias”, disse ela.

No caso da Praça jornalista Genésio de Carvalho, a parceira para a revitalização foi feita com a construtora R Pontes. Anteriormente, a empresa se mostrou interessada e solicitou a adoção da área. Com a solicitação aceita, todo o processo de planejamento da praça foi feito entre a empresa, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) e a Sempma.

Para o proprietário da construtora, Roberto Pontes, a iniciativa da Prefeitura é uma oportunidade de exercer a cidadania e contribuir para o trabalho desenvolvido pela gestão do Executivo Municipal. “Essa é uma obra de cunho socioambiental e agradeço ao prefeito e a todos que fazem a Prefeitura pela atuação e oportunidade de promover essa benfeitoria para a comunidade maceioense”, disse ele.

“É uma forma de reforçar a importância do convívio entre as comunidades, além de contribuir com as ações da Prefeitura”, disse a responsável pelo marketing da construtora, Fernanda Pontes.

Na oportunidade, o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Raphael Wong, reforçou que a recuperação dos espaços de convivência coletiva é uma prioridade da Sempma. “Existe uma determinação do prefeito Rui Palmeira, que inclusive já autorizou a licitação para a reestruturação de praças de médio e grande porte, para que nós nos empenhemos ao máximo para recuperar os espaços de convivência coletiva abandonados em Maceió”, disse ele.

O presidente da Câmara Municipal de Maceió (CMM), Chico Filho, ressaltou que o Projeto de Lei (PL) é oriundo de uma parceria entre os poderes Executivo e Legislativo de Maceió. “Esse trabalho é fruto de um PL que reforça o bom diálogo entre a Prefeitura e a CMM, parceria essa onde a prioridade é melhorar a realidade da população maceioense”, disse ele.

A revitalização da praça contemplou, entre outras benfeitorias, a implantação de brinquedos, bancos, passeio e estrutura de acessibilidade, o que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas da comunidade que serão beneficiados com a área de convivência. Na praça foram instalados novos postes, fiação subterrânea e novas luminárias pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). Quatro papeleiras – lixeiras de cor laranja fixadas em postes – foram instaladas pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).

O projeto

Prefeitura de Maceió sancionou em dezembro de 2013, a Lei nº 6.286, criando o projeto Adote uma Área Pública, com a finalidade de promover melhorias na estrutura física, paisagística e a manutenção do espaço. A empresa ou sociedade organizada poderá divulgar por meio de marketing o que ela fez na localidade.

Fonte: Eberth Lins/ Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos