Animais se refrescam com ‘picolé’ e ducha em zoológico de Sorocaba

Jomar Bellini / G1Onça lambe picolé de carne em Zoológico de Sorocaba

Onça lambe picolé de carne em Zoológico de Sorocaba

Os animais do Zoológico “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), estão se refrescando com o uso de picolés e esguichos de água. As alternativas ajudam a amenizar o intenso calor registrado na cidade nos primeiros dias do ano.

Neste sábado (17) a temperatura passou dos 35ºC e a sensação térmica bateu a casa dos 40ºC.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média na cidade foi de 33ºC durante a primeira quinzena de janeiro. O número é quase 4ºC acima da média histórica registrada no primeiro mês do ano passado em Sorocaba, que é de 29,3ºC.

No zoológico, o calor dos elefantes, tucanos, papagaios e avestruzes, por exemplo, é aliviado com a ajuda da boa e velha mangueira de água ou irrigadores instalados no recinto de cada animal. Já os que se alimentam de frutas e carnes recebem picolés produzidos no próprio zoológico.

Cada “sorvete” leva dois dias para ficar pronto. De acordo com o preparador de alimentos Alan Rodrigo Ricardo, os picolés são produzidos com água e frutas ou carnes. “Nós variamos segundo o animal que vai receber o gelado. É uma forma também de aproveitar melhor as frutas, já que elas estragam com mais facilidade no calor.”
Os macacos, por exemplo, recebem picolés com uma mistura de maçã, laranja e maracujá. Ariranhas e Lontras recebem os gelados com peixes. Já a onça-pintada, uma mistura de carnes – como coração, pescoço e vísceras – com água e sangue.

Além de refrescar os animais, o médico veterinário residente Henrique Riva explica que o picolé também pode ser chamado de “quebra cabeça alimentar” e se enquadra em um programa de enriquecimento ambiental do zoológico. “Como o animal tem que lamber para chegar na carne, ele fica menos tempo ocioso. Diferente do habitat natural, onde eles tem que pensar em caçar, aqui eles acabam ficando muito tempo sem fazer nada e o picolé acaba quebrando esta rotina”, explica. Este tipo de ação, entretanto, não pode ser realizado todos os dias.

A dona de casa Cleuza Feliciano ficou impressionada enquanto visitava o zoológico neste final de semana. “Eu achei muito interessante ver a onça tomando sorvete. Com esse calor é muito bom”, diz ela ao contar que também tem o costume de jogar pedras de gelo para o seu poodle de estimação se refrescar nos dias mais quentes.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos