Documentário faz homenagem a Marcial Lima

DivulgaçãoDivulgação

O documentário “Marcial Arretado!” faz homenagem ao professor, ator e ex-gestor cultural Marcial Lima, falecido em 2011. O filme será exibido neste sábado (26), às 20h, no Cine Sesi, na Pajuçara. A entrada é gratuita.

O filme, com 30 minutos de duração, é uma coprodução do bloco Pinto da Madrugada e Boca da Noite Produções Audiovisuais; com direção do cineasta Pedro da Rocha e produção executiva de Eduardo Lyra e Vera Rocha Oliveira. O filme conta ainda, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e do Centro Cultural Sesi.

Trajetória

Referência na história do teatro de Alagoas, Marcial Lima também ganhou notoriedade e reconhecimento público, a partir de suas aparições em comerciais de televisão na década de 1980, quando fez dezenas de filmes publicitários criando bordões para as empresas Ageal e Pró-House.

A atuação de Marcial Lima na cultura local também teve destaque, através de sua trajetória como presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural da cidade de Maceió, durante o primeiro mandato da gestão de 2004; sua posição com um dos fundadores do bloco de carnaval Pinto da Madrugada e as lutas que travou pela implantação de projetos culturais dentro das escolas da rede pública e pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

De acordo com os realizadores, o filme traz amigos, ex-colaboradores e familiares falam sobre a vida pessoal e as múltiplas atividades profissionais de Marcial Lima, ressaltando seu fino senso de humor, seu talento e sua importância dentro do universo da cultura alagoana.

Além dos depoimentos, o filme busca recuperar momentos da trajetória de Marcial Lima usando fotografias e trechos de uma entrevista feita pelo jornalista Valdemir Rodrigues para o programa Personalidade, da TV Assembleia, em 2008.

São alguns dos entrevistados no filme; Eduardo Lyra, Naéliton Santos, Clébio Araújo, Catarina de Labouré e Marcos Davi. O filme tem fotografia de Henrique Oliveira e trilha sonora Júnior Almeida.

Fonte: Valéria Guimarães com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos