PC firma termo de cooperação com hotéis

Ascom PCAscom PC

A Polícia Civil de Alagoas firmou nesta terça-feira (29) termo de cooperação que visa ampliar e aperfeiçoar a prestação de serviços da Delegacia Interativa, especialmente aquela dirigida aos turistas que visitam o Estado.

O documento foi assinado pelo delegado-geral Paulo Cerqueira e pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL), Waldir Santos Duarte, em solenidade no Hotel Praia Bonita, no bairro da Pajuçara.

O termo de cooperação permitirá o desenvolvimento de ações de capacitação e aparelhamento para ampliar e aperfeiçoar o atendimento aos turistas quanto ao registro de ocorrências policiais, através da Internet, utilizando-se do sítio eletrônico da Delegacia Interativa da Polícia Civil.

A Delegacia Interativa é um serviço que visa alcançar maior agilidade e qualidade no atendimento ao cidadão, além de proporcionar uma diminuição do fluxo de pessoas nas delegacias convencionais para o registro de ocorrências, podendo o usuário comodamente, registrar extravio (perda) e o furto (subtração sem violência) de documentos pessoais e celulares.

Tão logo o termo foi assinado foi iniciada a primeira capacitação que será ministrada pelo gerente da Delegacia Interativa, João Lira. Após o treinamento, os funcionários dos hotéis estarão aptos a fazerem os Boletins de Ocorrências (BOs) que serão liberados para as vítimas rapidamente.

Inicialmente, o treinamento alcançará colaboradores de hotéis, restaurantes, bares e similares de Maceió, mas deverá ser ampliado para outros polos turísticos de Alagoas, a exemplo de Maragogi, Marechal Deodoro (região da praia do Francês) e Barra de São Miguel.

Também está previsto apoio ao aparelhamento tecnológico do Departamento de Estatística e Informática – Deinfo – da Polícia Civil, principalmente da Delegacia Interativa, visando suprir o aumento da demanda pelos serviços de registro de ocorrências que ocorrerá com o estabelecimento do termo de cooperação. Além disso será realizada campanha publicitária para divulgação do serviço.

“Com esta parceria estamos ampliando o processo de integração não apenas com as instituições da área de segurança, mas também com a sociedade civil – neste caso o setor hoteleiro”, disse o delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira.

A ampliação do serviço da Delegacia Interativa, segundo ele, reduzirá o atual nível de subnotificação e isso possibilitará à polícia dimensionar os locais onde estão ocorrendo roubos e furtos, em particular aos turistas. “Isso nos ajudará a elaborar planos de combate a estes tipos de crime”, acrescentou.

O delegado-geral lembrou ainda que o temo de cooperação atende o turismo que é um dos setores econômicos que mais crescem no Estado. “A prestação de um serviço ágil e eficiente à comunidade alagoana e a quem nos visita é prioridade do governo Teotonio Vilela Filho e do secretário de Defesa Social, Dário César”, concluiu.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Waldir Duarte Santos, elogiou a visão do governo em relação ao turista e à cidade. “O termo é mais um passo em direção à modernidade; com este serviço o turista sairá daqui com uma imagem positiva do atendimento que lhe será dado”, destacou. Ele adiantou que, num segundo momento, as empresas de passeio também deverão ser alcançadas pelo que consta no acordo.

A assinatura do termo de cooperação contou com as presenças do diretor do Deinfo, Medson Maia, do vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Carlos Nogueira Gatto, da diretora-executiva da entidade, Eliete Morais, e do empresário do setor hoteleiro André Santos.

Fonte: Ascom PC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos