Programa da Reconstrução entrega mais 674 casas em Rio Largo

Ascom/Rio LargoPrograma da Reconstrução entrega mais 674 casas em Rio Largo

Programa da Reconstrução entrega mais 674 casas em Rio Largo

Na manhã desta quinta-feira (07), mais 674 famílias vitimadas pelas enchentes dos rios Mundaú e Paraíba receberam novas casas, no município de Rio Largo. O Governo do Estado entregou as unidades habitacionais no Conjunto Senador Teotonio Brandão Vilela, que possui 961 unidades habitacionais e será entregue por completo em março. O residencial também possui quadra esportiva e playground.

Dona Ângela Oliveira, recebeu das mãos do vice-governador e coordenador do “Programa da Reconstrução”, José Thomaz Nonô, as chaves da sua nova casa. “Estou muito feliz e emocionada. Eu não tinha condições de comprar uma casa e agora eu tenho um novo lar para viver com os meus quatro filhos. Vou comemorar meu carnaval na minha casa própria, com muita alegria”, disse emocionada.

O vice-governador afirmou ser um momento de cidadania e felicidade. “Este Governo marca Alagoas de forma positiva. Esse rio levou não somente casas, levou também a perspectiva de futuro de muitas famílias. Hoje estas pessoas recebem suas casas com os olhos lacrimejados, mas dessa vez é de alegria. O maior prêmio desta coordenação é ver esta emoção e o reconhecimento de todos que trabalham neste processo. Cada abraço que recebemos aqui, são apertados com a alma, com o coração”, declarou Nonô.

O governador Teotonio Vilela agradeceu pelo trabalho da coordenação do programa. “Estão envolvidos neste processo grandes parceiros, como o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, os vereadores, secretários municipais e estaduais, Caixa e o vice-governador Nonô, que não mediram esforços, disposição e espírito público para garantir a reconstrução dos 17 municípios afetados por esta tragédia. Este é um gigantesco trabalho de integração e articulação para o resgate da cidadania dos vitimados. A população de Rio Largo conta com o apoio do nosso governo para trabalharmos de mãos dadas”, ressaltou o governador.

O secretário-adjunto de Infraestrutura e Gestão, Cleverton Rodrigo, destacou o esforço do governo do estado para entregar as casas e orientou as famílias beneficiadas a zelarem por suas novas moradias. “Para que essas casas fossem entregues houve todo um empenho do governo do Estado e da Seinfra. Trabalhamos com muito carinho pensando nas pessoas que estão sendo beneficiadas. Por isso, esperamos que reconheçam esse esforço não trocando e nem colocando as casas à venda. As famílias beneficiadas estão tendo a oportunidade de começar uma vida nova, com moradia digna, e não podem desperdiçá-la, portanto, devem cuidar com carinho de suas casas”, disse o secretário adjunto.

A prefeita de Rio Largo, Maria Eliza Alves, recordou os momentos de angústia que estas famílias passaram. “Foram dias muito difíceis para todos os riolarguenses. Hoje estavas famílias retomam seus lares, sua dignidade e intimidade. Tudo isso não estaria acontecendo se o governador Teo e o vice Nonô não tivessem entendido as nossas necessidades, eles olharam com carinho e grandeza para a nossa cidade”, disse a prefeita.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Herbert Buenos Aires, parabenizou a todos os envolvidos no processo da reconstrução pelo êxito do programa. “O governo de Alagoas, juntamente com a Caixa, prefeitura e construtora, trabalharam muito para que hoje pudéssemos entregar este conjunto, que recebe o nome de um dos expoentes da democracia brasileira. Este foi o único conjunto não invadido em Rio Largo, o que demonstra o respeito e a cidadania daqueles que irão residir aqui, em casas dignas”, disse Herbert Buenos Aires.

Para o vice-governador, as questões burocráticas e judiciais atrasam o processo de entrega das unidades habitacionais da Reconstrução. Atualmente, cinco conjuntos nos municípios de Atalaia, Rio Largo e Viçosa estão em tutela judicial devido à invasão das 2.266 unidades habitacionais. “Temos casas prontas, mas que foram invadidas deste setembro passado, e desta forma não podemos entregar aos legítimos donos. Estas casas vieram para atender a uma calamidade. Graças ao governo Teotonio Vilela elas serão entregues de graça, para que os vitimados por esta tragédia retomem as suas vidas com dignidade”, disse Nonô.

Ao todo, são 17.747 casas que estão sendo construídas dentro do Programa da Reconstrução. Até o momento mais de 6.600 unidades habitacionais já foram entregues nos municípios de Quebrangulo, Satuba, Capela, Rio Largo, Murici, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Atalaia e Paulo Jacinto. De acordo com o relatório de operações contratadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, os conjunto habitacionais da reconstrução apresentam um percentual de 93,25% de conclusão das obras.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos