Renan visita junto com governador a região da seca em Alagoas

Fotos: Marcos CésarTeotonio, prefeito Luizinho e Renan conversam com o criador José Edmilson no povoado Cedro

Teotonio, prefeito Luizinho e Renan conversam com o criador José Edmilson no povoado Cedro

A dramática situação enfrentada pelos sertanejos alagoanos foi vivenciada de perto pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta sexta-feira, 22. Renan, que pela primeira vez esteve em Alagoas depois de ser eleito no inicio de fevereiro como presidente do Senado Federal, esteve na manhã desta sexta-feira, ao lado do governador Teotonio Vilela Filho e de secretários de Estado, na cidade de Maravilha, que fica a 230 km da capital, Maceió.

“A primeira coisa que fiz [logo após ser eleito presidente do Senado] foi ligar para o governador Teotonio e informar que a primeira visita a Alagoas na condição de presidente do Senado seria justamente para junto com ele verificar de perto a situação da seca, discutir as ações que precisam ser implementadas dentro das necessidades dos sertanejos visando reduzir o sofrimento dos alagoanos atingidos pela estiagem”, afirmou Renan.

Na conversa com prefeitos da região e pequenos criadores, o senador disse ainda que, como presidente do Senado, estará sempre à disposição de todos os alagoanos para ajudar no que for preciso. “O sertanejo antes de tudo é um forte, resiste à seca e nós, eu e o governador estamos solidários a todos vocês no enfrentamento desta situação, quero dizer ainda ao prefeito Luizinho [Maravilha] que ligue a qualquer dia e a qualquer hora”, completou.

“Só há dois dias governador em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã”, afirmou. Renan fez questão de mais uma vez ressaltar o caráter humanitário de sua visita ao sertão de Alagoas. “Vamos ajudar o governador Teotonio a ampliar ainda mais as ações que já estão sendo implementadas, como o Bolsa Estiagem e o Garantia Safra, entre outras consideradas prioritárias para ajudar ao homem sertanejo”, garantiu o presidente do Senado.

Ainda em Maravilha, Renan e Teotonio Vilela estiveram na propriedade de José Edmilson Serafim, no povoado Cedro. O pequeno criador contou que nos últimos dias perdeu três vacas e agora restam somente 25 cabeças no seu rebanho. Ele mostrou como tem alimentado os animais com o mandacaru. “Corto todos os espinhos para não machucar, fica o ‘babão’ que eles comem, mas é muito fraco e não sustenta por muito tempo”, explicou José Edmilson.

Esperançoso com a visita do presidente do Senado e do governador à sua pequena propriedade, o sertanejo disse que a água levada à localidade por meio de carros pipa tem sido de fundamental importância. “O rojão está pesado demais para segurar. Se não fossem os carros-pipas do governo não sei o que seria de nós”, destacou o criador. Ainda no povoado, Renan e Téo estiveram no açude local, que está completamente seco devido à falta de chuvas.

Para Renan, a visita oficial feita junto com o governador será essencial para que a dramática situação vivida pelos sertanejos de Alagoas possa ser levada a presidente da República, Dilma Rousseff e aos ministérios responsáveis para que soluções imediatas sejam colocadas em prática. “E como presidente do Senado quero garantir que desenvolverei todos os esforços para que a ajuda do governo federal ao sertanejo possa sem ampliada”, acrescentou.

O prefeito de Maravilho, Luizinho (PTB) se disse gratificado com a visita do presidente do Senado, Renan e do governador Teotonio Vilela. “Quero fazer um agradecimento especial ao senador Renan que em um momento tão especial da sua vida política teve a compreensão de se deslocar de Brasília para ver de perto a situação do nosso município”, disse o prefeito, acrescentando que vem adotando diversas medidas para melhorar a vida da população.

Luizinho citou que a prefeitura contratou quatro caminhões pipa para abastecer a comunidade urbana e rural, uma retroescavadeira para fazer a limpeza em barragens e açudes da região, bem como a contratação de profissionais para ações de apoio aos pequenos produtores do município que sofrem com a longa estiagem que assola o sertão alagoano. Segundo o prefeito, o governo estadual irá disponibilizar mais cinco carros pipa para atender ao município.

Na avaliação do governador Teotonio Vilela, essa é a maior seca dos últimos 100 anos que Alagoas está enfrentando. “Temos que nos juntar e lutar todos de mãos dadas para efetuar ações que ajudem ao homem do sertão e é com esse espírito que eu e o senador Renan Calheiros estamos aqui hoje”, disse o governador, que anunciou para a próxima semana a instalação do governo em Santana do Ipanema visando discutir ações para a região.

Durante a visita, Teotonio Vilela disse que essa é a hora de dar as mãos e ajudar o sertanejo. “Agora é a emergência. O momento de trazer água e comida para os animais. O segundo passo, que já iniciamos, é dar as condições para o futuro. É o dia seguinte. Abrir barreiros e açudes, repor sementes para pastagens e para o plantio de alimentos”, afirmou.

Canal do Sertão

Após visitar o município de Maravilha, o presidente do Senado, Renan Calheiros e o governador Teotonio Vilela seguiram em comitiva para o canteiro de obras do Canal do Sertão.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos