Vereadora alerta sobre oferta de medicamentos

Secom MaceióFarmácia Popular

Farmácia Popular

Preocupada com a carência de medicamentos nos Postos de Saúde de Maceió, a vereadora Silvania Barbosa (PPS) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (26/02) para informar que uma série de remédios, entre eles utilizados por portadores de hipertensão e diabetes, podem ser retirados gratuitamente em drogarias da rede particular. Para isso, basta apresentar a receita médica, um documento com foto e o CPF. O alerta foi feito pela vereadora para que a falta de informação não prejudique a vida de quem já sofre com uma doença, muitas vezes sem chance de cura.

Essas farmácias são credenciadas no Programa da Farmácia Popular do Governo Federal que disponibiliza 108 tipos de medicamentos subsidiados em até 90%. Segundo Silvania Barbosa, essa pode ser uma solução para que a Secretaria Municipal de Saúde diminua a fila de espera em alguns postos de Maceió. Ela relatou que registrou o problema de atraso na entrega de medicamentos na região do Prado, Ponta Grossa, Vergel e Trapiche. “Passei a fazer um levantamento nas farmácias da região e vou encaminhar um ofício aos gestores para que eles informem aos pacientes em quais farmácias podem encontrar os remédios”, explicou.

“Vamos disponibilizar uma lista com telefone e endereço das farmácias, bem como quais medicamentos podem ser encontrados”, citou, dizendo que só em uma farmácia existiam mais de mil caixas de medicamentos que podem ser entregues gratuitamente, enquanto a população não encontra os remédios na rede pública. O Programa da Farmácia Popular permite que quem não puder ir à farmácia, basta fazer uma procuração, além de não haver restrição de nível de renda. Atualmente, o governo subsidia até 90% do custo desses medicamentos.

Saneamento

Em outro pronunciamento na sessão desta terça-feira, a vereadora informou que apresentou um requerimento para que as ruas, praças e avenidas recebam obras de saneamento básico antes que sejam pavimentadas.

Ela pediu a sensibilização dos vereadores e do Executivo para que o pavimento (asfalto ou calçamento) só aconteça depois que obras de esgotamento sejam concluídas nas novas ruas que venham a ser entregues pelo município. “Maceió tem um grande número de ruas sem saneamento e nós podemos contribuir para evitarmos a disseminação de doenças”, afirmou. O pronunciamento recebeu apoio e foi elogiado pelo presidente da Casa, vereador Chico Filho (PP).

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos