Semarh realizará encontro para orientar comerciantes

Priscylla Régia/Alagoas24HorasObjetivo é conscientizar os comerciantes sobre o perigo provocado à aviação, pelas aves que se alimentam de descartes

Objetivo é conscientizar os comerciantes sobre o perigo provocado à aviação, pelas aves que se alimentam de descartes

A secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizará no dia 11 de março, no auditório do Colégio Fantástico, Benedito Bentes I, um encontro para orientar comerciantes da região sobre o descarte correto dos resíduos. A intenção é chamar atenção de proprietários de avícolas, açougue, supermercado e feirantes sobre o perigo provocado à aviação pelos urubus que se alimentam dos rejeitos descartados em áreas inadequadas.

O aumento do número de urubus na Área de Segurança Aeroportuária (ASA), principalmente no Complexo Residencial do Benedito Bentes, tem sido motivo de preocupação para as autoridades Aeroportuárias e Governamentais. As aves tem se tornado um grande perigo para os aviões, por serem as principais causadoras de acidentes envolvendo aeronaves. Os animais estão circulando no perímetro de segurança, cuja abrangência é de uma área circular de 20 km a partir do centro da pista de pouso e decolagem. Os urubus estão dentro desta área em busca de alimentos como vísceras de carnes, de frangos, de peixes, entre outros materiais descartados pelos comerciantes.

O evento Será realizado com o objetivo de conscientizar os negociantes sobre o agravamento do problema e com a intenção de minimizar os riscos causados à aviação pelos urubus, tanto no aspecto físico, quanto humano. Os comerciantes são os principais produtores e ao invés de fazer o descarte correto em locais apropriados, acabam jogando-os em terrenos baldios, calçadas, aos arredores do mercado público e outros locais que não estão preparados para receber estes resíduos, provocando o acúmulo de um material que serve de alimentos para os bichos.

Representantes de vários órgãos estarão presentes ao encontro, onde tirarão dúvidas e darão informações necessárias para minimizar o problema. O evento será realizado pela Semarh em parceria com a Infrero, Fauna nos Aeroportos Brasileiros, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Superintendência de limpeza Urbana de Maceió (SLUM), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Vigilância Sanitária Municipal, Prefeitura Comunitária do Complexo Residencial Benedito Bentes.

O Acontecimento será no dia 11 de março (segunda), a partir das 19hs.

Fonte: Ascom/Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos