MP participa de mediação de conflitos no Vergel

O Ministério Público Comunitário, programa social do Ministério Público Estadual (MPE), participará de uma mobilização organizada pela comunidade do Vergel do Lago na próxima quinta-feira,7, para promover os serviços de mediação de conflitos entre moradores do bairro. A atividade ocorrerá na Praça dos Pobres, em frente à escola estadual Rui Palmeira, a partir das 9h30.

A sede do MP Comunitário já começou a atender os moradores do bairro e conta com mediadores formados no Curso de Mediação Comunitária de Conflitos, que Ministério Público realizou em 2012. De acordo com o promotor Cláudio Malta, que coordena o projeto, mais de 70% de casos que envolvem briga de familiares, dívidas e problemas de vizinhança foram resolvidos com a participação de mediadores.

“Os sistemas oficiais de solução de conflitos estão sobrecarregados. Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e outros órgãos da esfera estatal atuam no limite. O MP Comunitário surge como uma alternativa para mediação na comunidade, permitindo que a própria população se aproprie dos problemas do bairro. O resultado se torna mais rápido e efetivo, além de todas as partes saírem ganhando”, completa o promotor.

O atendimento à comunidade é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do programa, que fica no Salão Paroquial da Igreja Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, na rua Humberto Santa Cruz, 350, Vergel.

O programa

Instituído pelo ATO nº 002/2012 da Procuradoria Geral de Justiça, o programa Ministério Público Comunitário visa criar e fortalecer instrumentos alternativos para a solução de conflitos, promoção social e da dignidade humana, com vistas à redução da violência e criação de uma cultura de paz, a partir da reconhecimento e aproveitamento de talentos e recursos comunitários.

O programa é resultado do Planejamento Estratégico do MPE elaborado em 2011, quando a instituição incentivou iniciativas que a aproximasse da população. Em setembro do ano passado, foi lançado o I Curso de Mediação Comunitária de Conflitos, responsável pelos atuais mediadores do Vergel.

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, defende o programa e destaca a aproximação do Ministério Público junto à população. “A instituição atua como guardiã da cidadania ao se colocar à disposição das parcelas mais carentes da sociedade. O promotor tem de deixar o gabinete e ficar ao lado do que chamamos de comarcano, junto ao povo. Estamos orgulhosos pela iniciativa e temos convicção de que o MPE será útil para os moradores do Vergel e de outras comunidades”, disse Jucá.

As principais atividades do programa podem ser acompanhadas pelo blog http://mpcomunitarioal.blogspot.com.br/.

Fonte: MPE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos