Prefeitura de Arapiraca discute medidas de preservação ao meio ambiente

AscomAscom

Buscando novos compromissos sustentáveis, a Prefeitura de Arapiraca realizou na manhã desta sexta-feira (15), uma reunião para discussão de medidas de preservação ao meio ambiente, baseadas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Governo Federal. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro Santa Edwiges.

Estiveram presentes na reunião, o secretário de Meio Ambiente, Ivens Barbosa, e membros das secretarias de Governo, Meio Ambiente, Limpeza e Iluminação Pública, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Controladoria, Educação, Comunicação, Indústria e Comércio e Procuradoria Geral.

O secretário, Ivens Barbosa, agradeceu a presença de todos na reunião e apontou as principais prioridades do projeto de preservação ambiental e de uma administração voltada a prática socioambiental.

“O nosso compromisso é executar os principais eixos ambientais, para que possamos nos tornar exemplo para toda a sociedade e iniciativa privada. Temos que fazer o dever de casa para que futuramente a gente possa cobrar da população”, afirmou o secretário.

O programa A3P é um programa que visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais na administração pública. O programa está fundamentado nas recomendações exigidas pelo Capítulo IV da Agenda 21 da cúpula mundial de assuntos voltados ao meio ambiente, realizado no Rio de Janeiro em 1992, embasada na ideia das mudanças nos padrões de consumo.

Na pauta foram citadas ações básicas de preservação ambiental, como o uso de papeis reciclados pelas demais secretarias; a abolição do uso de copos descartáveis, usando como ideia a implantação de esguichadores de água (bebedouros); a realização da coleta seletiva dentro dos prédios públicos; o recolhimento de baterias e pilhas descarregadas para que sejam encaminhadas aos órgãos competentes; utilização da iluminação natural, e o consumo controlado de água nas torneiras.

Durante a reunião, foram sugeridas criações de cooperativas e associações de coleta seletiva, a exemplo da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascaras), ligado a um programa educativo de reeducação ambiental, além da Ouvidoria A3P.

O grupo discutiu as prioridades do eixo 5Rs (reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recursar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos), como premissas utilizáveis no dia a dia da prefeitura de Arapiraca.

A reunião foi finalizada com a sugestão de licitações sustentáveis, que levem à aquisição de produtos e serviços sustentáveis são importantes não só para a conservação do meio ambiente mas também apresentar melhor custo/benefício a médio e a longo prazo no critério de menor preço.

Fonte: Ascom Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos