Seca: Casal avança em obras emergenciais

AscomCasal avança nas obras emergenciais que vão minimizar os efeitos da seca

Casal avança nas obras emergenciais que vão minimizar os efeitos da seca

O grupo de trabalho de combate aos efeitos da estiagem prolongada, formado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em fevereiro deste ano, se reuniu, nesta quinta-feira (14), para avaliar o andamento das obras emergenciais e discutir a situação dos contratos correspondentes.
Foram relacionadas 14 obras emergenciais que demandam recursos na ordem de R$ 4,5 milhões e que vão beneficiar aproximadamente 400 mil pessoas do semiárido alagoano. Dessas obras, uma foi concluída em janeiro: desassoreamento da captação do Sistema Pratagy, em Maceió.
Outra obra – perfuração de um poço em Santa Luzia do Norte – já está praticamente concluída. Restam, portanto, as seguintes obras: desassoreamento da captação do Salgado, em Delmiro Gouveia (prevista para ser concluída no final de maio), que vai beneficiar também as cidades de Água Branca, Pariconha, Inhapi, Canapi e Mata Grande; complemento da adutora de Dois Riachos (conclusão prevista para a primeira quinzena de maio); interligação da adutora de Jaramataia à nova adutora Batalha-Major Isidoro (conclusão prevista para primeira quinzena de abril); transposição de águas do rio Caçamba para a barragem de Paulo Jacinto (conclusão prevista para primeira quinzena de abril).
A Casal também executa as seguintes obras para minimizar os efeitos da seca: perfuração de quatro poços na parte alta de Maceió, sendo dois no complexo habitacional Benedito Bentes (conclusão para o final de março); interligação do poço da Grota da Alegria até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Pratagy (conclusão prevista para a segunda quinzena de maio); perfuração de um poço em Coqueiro Seco (conclusão prevista para o início de maio); adutora de transposição de águas do rio Mundaú para a barragem de Satuba (conclusão prevista para o final de abril); montagem de uma adutora ligando a barragem da fábrica Carmen, em Fernão Velho, ao aqueduto Catolé-Cardoso (conclusão prevista para o início de abril); transposição de açude para a barragem de Mar Vermelho (conclusão prevista para final de maio); interligação do sistema atual com o novo sistema de abastecimento, em Murici (conclusão prevista para o final de abril); e implantação de nova adutora em Flexeiras (conclusão prevista para a segunda quinzena de maio).

Aquisição de tubos
A Casal já recebeu 7.200m de tubos para obras emergenciais, sendo 4.200m de 100mm de diâmetro e 3.000 de 150mm. Parte dessa tubulação (3.600m) será utilizada na adutora Palmeira dos Índios-povoado Santo Antônio (Igaci). A obra deverá ser concluída na primeira quinzena de abril, conforme revelou o gerente da Unidade de Negócio Serrana, José Joaquim Oliveira.
Os tubos também serão utilizados para melhorias no abastecimento de Satuba, Murici e Maceió (Benedito Bentes), conforme informou o gerente de Suprimentos e Patrimônio, Ernandi de Oliveira Sabino. Segundo ele, a Casal está investindo, nesse material, R$ 180.200,00. Ainda está prevista para abril a chegada de outra remessa de tubos (1.800m).

Fonte: Ascom Casal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos