AL registra queda no número de mortes violentas em fevereiro

Secretário de Defesa Social - Dário César
Secretário de Defesa Social – Dário César

Alagoas registrou no mês de fevereiro uma queda de 16% nos casos de mortes violentas letais intencionais (CVLIs) em relação a janeiro deste ano, significando 30 mortes a menos no Estado. Os números foram apresentados durante reunião de avaliação das metas de combate à criminalidade, ocorrida nesta quinta-feira (14) na Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds).

A redução foi ainda maior se compararmos fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado. A queda foi de 25% no número de mortes violentas, o que em números absolutos significa 56 CVLIs a menos em todo Estado.

Além da apresentação dos números da criminalidade em cada Risps/Aisps (Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública), a reunião serviu para o realinhamento de metas visando à intensificação do combate à violência, com focos na redução de crimes violentos, roubos de rua, veículos e contra instituições financeiras.

Na ocasião, o secretário Dário Cesar comunicou aos dirigentes dos órgãos de segurança pública e coordenadores das Risps/Aisps a publicação do decreto de desapropriação da área destinada à instalação da nova Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic). O decreto foi publicado pelo Governo do Estado no Diário Oficial da última terça-feira (12).

Segundo ele, a Defesa Social irá solicitar à Procuradoria Geral do Estado (PGE) a agilização na tramitação do processo de desapropriação da área localizada no bairro da Santa Amélia. Com dois pavimentos divididos em 81 cômodos, o imóvel custou R$ 2 milhões aos cofres públicos.

Na reunião, o comandante da Força Nacional em Alagoas, capitão Edson Gondim, informou que dentro das próximas semanas estará sendo enviada para Alagoas uma nova equipe da Polícia Judiciária. O grupo é formado por delegados, escrivães e agentes.

Com o reforço no efetivo policial da FN, a Defesa Social pretende colocar em funcionamento a Delegacia de Homicídios de Arapiraca, conforme previsto no plano de ações do programa Brasil Mais Seguro. “A vinda dessa equipe dará um grande apoio ao trabalho de investigação e à agilização dos inquéritos policiais”, afirmou Dário Cesar.

Participaram da reunião, dentre outros, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dimas Cavalcante; do Corpo de Bombeiros, coronel Luis Antônio, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; diretores da PC e comandantes de áreas da PM, além de consultores da Falconi.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos