Messi marca, sai machucado, e vê Barça ceder empate ao PSG no fim

Globo.comPSG X BARÇA

PSG X BARÇA

Paris Saint-Germain e Barcelona experimentaram diferentes sensações na abertura das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, no Parque dos Príncipes. Com um fim de jogo quase como uma montanha russa, foram os donos da casa que terminaram sorrindo, justamente por conta de um empate por 2 a 2 achado aos 48 minutos do segundo tempo. De quebra, os franceses ainda viram Lionel Messi, autor do primeiro gol do jogo, sair no intervalo com uma lesão muscular. Xavi completou para os catalães, enquanto Ibrahimovic – em impedimento – e Matuidi anotaram para os donos da casa.

De qualquer forma, a equipe do craque argentino – imediatamente considerado dúvida para o confronto do próximo dia 10, no Camp Nou – está em vantagem. Empates por 0 a 0 e 1 a 1 colocam o Barça na semifinal. O PSG, que contou com os brasileiros Lucas, Thiago Silva, Alex e Maxwell, precisará de uma simples vitória ou de igualdades a partir do 3 a 3.
Foi preciso paciência e uma dose de sorte ao Barcelona no primeiro tempo no Parque dos Príncipes. Na memória estava a ineficaz atuação diante do Milan, no San Siro, em fevereiro, quando os catalães saíram derrotados por 2 a 0 e precisaram reencontrar o brilhante futebol para conseguirem a virada na volta. De nada adiantou o alerta nos minutos iniciais, mas aos poucos o Barça tomou o controle do jogo à sua maneira e conseguiu furar a aguerrida marcação francesa.

Neste caso, foi necessário também uma ajudinha da enorme qualidade de seus atletas. Aos 38, quando já era melhor em campo, a equipe do reestreante Tito Vilanova chegou ao gol em jogada brilhante. Após sobra na intermediária, Dani Alves lançou Messi de trivela. O argentino aguardou o quique e chutou cruzado, no canto esquerdo de Sirigu. Foi o 33ª gol do camisa 10 após passe do brasileiro, o seu garçom oficial na carreira – Xavi, com 29 assistências, vem na sequência.

Muito antes de abrirem o placar e também de quase ampliarem, novamente com Messi, aos 41, os visitantes provaram de contra-ataques perigosos. Quase sempre com Lucas no comando pela direita, levando a melhor em duelo com Jordi Alba. O brasileiro, dono de algumas arrancadas, teve o esforço reconhecido pela torcida no "jogo de sua vida", como frisou nas últimas semanas.

A melhor chance dos donos da casa, porém, não teve participação direta do ex-são-paulino. Logo aos quatro, Lavezzi invadiu a área pela direita, passou por Piqué e viu Busquets desarmá-lo. A bola carimbou a trave direita de Valdés e sobrou para Pastore, que não aproveitou. O próprio meia argentino voltaria a ter uma oportunidade aos 14, em conclusão de fora da área que quase surpreendeu o goleiro. Ibrahimovic, aos 18, também obrigou o catalão a trabalhar. Sete minutos depois o próprio sueco finalizou para fora.

Messi é substituído

Ao perder o volume de jogo – o PSG terminou o primeiro tempo com 30% da posse de bola -, a grande notícia para Ibrahimovic e companhia veio do outro lado: Lionel Messi, com uma lesão muscular na perna direita, deixaria o time no intervalo e de imediato se tornaria dúvida para o confronto no Camp Nou.

A saída do melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos inegavelmente deu ânimo ao PSG. Mas, com Fàbregas, parecia ser ainda mais difícil penetrar na defesa rival. Dificultava ainda mais o fato de Zlatan Ibrahimovic, o grande craque dos franceses, não estar na melhor de suas noites.

Mesmo sem Messi, o Barça foi quem chegou mais perto do gol na primeira metade do segundo tempo. Aos cinco, Busquets arriscou de fora da área e quase fez. Aos 24, em falta da entrada da área, Dani Alves assustou Sirigu e não acertou a trave por centímetros. Xavi, na mesma moeda, contou com um desvio na barreira aos 28 e viu a bola sair por cima.

Com problemas, Carlo Ancelotti resolveu colocar caras novas em campo. Saíram Beckham, Lavezzi e Pastore para as entradas de Verratti, Ménez e Gameiro num intervalo de apenas nove minutos. Deu certo. Na base da pressão, o empate surgiu como um brinde para o PSG. Depois de quase marcar aos 32, Ibrahimovic aproveitou a bola parada para deixar a sua marca num jogo de mata-mata da principal competição do continente. Aos 34, Maxwell cruzou, Thiago Silva cabeceou na trave e, no rebote, o sueco – impedido – completou para o fundo das redes.

Dois lances isolados, porém, ainda mudariam o destino do jogo como uma montanha russa. O Barça experimentou o melhor sensação aos 43, quando Fàbregas deixou de calcanhar para Sánchez na grande área. O chileno driblou Sirigu e foi derrubado: pênalti que o capitão Xavi cobrou para praticamente assegurar a vitória e dar uma margem de segurança aos catalães para o jogo do Camp Nou, no próximo dia 10, ainda que Lionel Messi não esteja em campo.

O problema é que ninguém contava com o que estaria por vir. Nos acréscimos, em outro lance despretensioso, Ibrahimovic recebeu cruzamento e escorou para Matuidi chutar. A bola desviou em Bartra no meio do caminho e enganou Victor Valdés, que nada pôde fazer além de um leve desvio com as mãos.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos