Secretaria Municipal de Saúde inicia reabastecimento de medicamentos nos postos

Alagoas24horasSecretaria Municipal de Saúde inicia reabastecimento de medicamentos nos postos

Secretaria Municipal de Saúde inicia reabastecimento de medicamentos nos postos

Para garantir a continuidade do tratamento médico dos usuários do Sistema Único no município, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) dá inicio ao reabastecimento de medicamentos dispensados pelas farmácias da rede pública municipal de saúde. Realizados de forma emergencial, os processos de compra – três para medicamentos e um para correlatos como seringas, gazes, etc. – representam um investimento de cerca de R$ 7,5 milhões, reforçando os estoques com a aquisição, que corresponde a mais de 200 itens da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME).

Utilizados pela atenção básica de saúde para o tratamento de diversas patologias, integram a relação de compra medicamentos de uso contínuo prescritos para pacientes hipertensos e diabéticos, antibióticos, antiulcerosos, anti-inflamatórios, antitérmicos e de uso controlado (aplicados no tratamento de pacientes da saúde mental), entre outros. As farmácias das unidades também já estão sendo reabastecidas com medicamentos como AAS, Diazepan, Paracetamol e itens mais específicos como o Aciclovir (auxiliar no tratamento de soropositivos) e o Prolopa (utilizado para o controle do Mal de Parkinson).

Segundo o Coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS, Venícios Teixeira, o volume de medicamentos será suficiente para garantir o estoque das farmácias das unidades até que sejam finalizados os processos licitatórios que já estão em andamento, com os quantitativos necessários para que o município assegure o abastecimento contínuo de medicamentos.

“Superamos as dificuldades provocadas pela falta de gerenciamento de estoque que havia e com base nas demandas dos usuários atendidos nas unidades, já conseguimos formular um controle efetivo do estoque. Com essas medidas, poderemos planejar toda a compra de medicamentos, nos antecipando a qualquer possível desabastecimento”, afirmou Teixeira.

Ainda segundo o coordenador, a reposição de estoques nas 68 unidades de saúde de Maceió já foi iniciada, seguindo o cronograma de entrega da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município. O cronograma é definido pela CAF de acordo com o envio, pelas unidades, do mapa de solicitação de medicamentos, com uma previsão de entrega estabelecida em 5 dias úteis.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos