Maceió pode ter crematórios após adequações em legislação

AssessoriaDione Laurindo, diretora do Plano Diretor da Sempla

Dione Laurindo, diretora do Plano Diretor da Sempla

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) está fazendo adequações na legislação que estabelece as diretrizes para a construção de crematórios nos cemitérios públicos e particulares de Maceió. De acordo com o órgão, existe a demanda na capital e alguns interessados já procuraram a Sempla para buscar informações sobre a instalação de fornos crematórios.

Dione Laurindo, diretora do Plano Diretor da Sempla, explicou que é necessário adequar a legislação antes que ela passe a vigorar, pois com as mudanças urbanas que aconteceram em Maceió, é preciso que haja alterações nas normas que regem a instalação de crematórios na cidade. Depois que as adequações forem realizadas, a legislação terá que ser aprovada para passar a vigorar.

“Existe a demanda, já que fomos procurados por pessoas que estão estudando a possibilidade de construir crematórios em Maceió. Agora há coisas a serem mudadas na legislação e é nisso que estamos trabalhando”, explicou Dione.

Um dos critérios a serem obedecidos para a instalação de crematórios é a área para a construção. Locais com grande concentração de pessoas, como bairros residenciais, não são adequados. Como existe a liberação de gases tóxicos, o ideal é que os crematórios estejam inseridos em localidades mais afastadas.

Dione afirmou que existem áreas em Maceió próprias para a construção de crematórios. “Já detectamos alguns pontos. Esse é dos aspectos mais importantes da legislação”, observou Dione Laurindo.

Para a construção, será solicitado também um estudo de impacto ambiental. Os projetos arquitetônicos e técnicos dos crematórios deverão prever salas de recepção e espera para familiares, copas (que serão permitidas após aprovação de autoridades da Saúde), capela ecumênica e forno (fruto de um projeto técnico específico).

A implantação dos crematórios deverá seguir normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A legislação municipal irá estabelecer também critérios para a cremação dos corpos.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos