Obras emergenciais de abastecimento de água beneficiam mais cinco municípios

Ascom/CasalAscom/Casal

Mais cinco municípios situados na Bacia Leiteira, Zona da Mata e região Serrana do Estado estão sendo beneficiados com obras de abastecimento de água: Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios, Jaramataia e Dois Riachos. As obras fazem parte do conjunto de ações emergenciais que estão sendo executadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a fim de reduzir os efeitos da estiagem prolongada.

A obra realizada em Mar Vermelho – transposição de água da barragem situada na fazenda Canadá para o manancial da Casal, que secou por falta de chuva – já foi concluída. Trata-se de uma adutora de 100mm de diâmetro e 250m de extensão. Com ela, o abastecimento na cidade foi regularizado.

Em Paulo Jacinto, está em implantação uma adutora de transposição do rio Caçamba para a barragem do Cavaco, onde se situa a captação para atender a cidade. Esta barragem secou, causando problemas de desabastecimento. A adutora, que possui 1.600m de extensão e 200mm de diâmetro, está em fase final de implantação, devendo os serviços serem concluídos até o final deste mês, segundo informou o gerente da Unidade de Negócio Serrana, da Casal, José Oliveira.

Ainda na região Serrana, será concluída e posta em funcionamento esta semana a adutora de 3.600m de extensão e 100mm de diâmetro, entre a cidade de Palmeira dos Índios e o povoado Santo Antônio. Esta obra vai reforçar o abastecimento de 1.000 ligações de água, beneficiando as comunidades dos povoados de Craíbas Torta, Uruçu, Lagoa do Rancho, Caraibinhas, Boa Vista do Tomé e Gavião de Cima.

Em Jaramataia, será implantada uma subadutora para reforçar o abastecimento da cidade. Os tubos já foram adquiridos e a obra deverá ser concluída em meados de maio, de acordo com o gerente da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, José Arnaldo. Ele revelou também que a adutora Santana do Ipanema-Dois Riachos, que ampliará a oferta de água para esta última cidade, está com os trabalhos de implantação em fase final, com previsão de que sejam concluídos até o final de maio. São 18 mil metros de adutora com diâmetro de 150 milímetros.

Além dessas obras, a Casal está realizando outras para amenizar o problema gerado pela escassez de chuva: desassoreamento da captação do Pratagy (já concluída), adutora de Fernão Velho (em execução), perfuração de poços em Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte (em fase final), nova adutora de Flexeiras (em execução) e três poços na região do Tabuleiro (Distrito Industrial) e Benedito Bentes 1 e 2, em Maceió (já perfurados).

Fonte: Ascom/Casal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos