Secretário entrega aos prefeitos publicação sobre análise da situação da Saúde

Ascom/SesauSecretário entrega aos prefeitos publicação sobre análise da situação da Saúde

Secretário entrega aos prefeitos publicação sobre análise da situação da Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, realizou, nesta segunda-feira (15), a entrega oficial da Análise da Situação da Saúde do Estado à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O livro foi disponibilizado ao presidente da AMA, Marcelo Beltrão, ao vice-presidente, Jorge Dantas, e aos gestores municipais, durante reunião semanal da entidade.

Segundo o gestor Estadual, a análise é um instrumento valioso para o planejamento dos serviços ofertados por Região de Saúde. “É baseado nos dados apresentados no livro que os gestores podem elaborar uma programação para mudar a realidade de seus municípios”, disse Villas Bôas.

De acordo com o secretário de Estado, os municípios do Sertão e do Litoral Norte são os que apresentam maior carência de serviço de saúde e precisam de uma atenção maior. Por essa razão, é preciso organizar a Atenção Primária – porta de entrada de serviços. “Essa atenção é necessária para garantir a melhora da Saúde no Estado, evitando o deslocamento de pacientes para o Hospital Geral do Estado (HGE), e sim, proporcionando que o paciente seja atendido o mais próximo de sua residência”, esclareceu o gestor Estadual..

Ainda segundo Villas Bôas, o governador Teotonio Vilela Filho é o primeiro gestor a destinar uma contrapartida estadual para a Atenção Primária. Esse investimento na Atenção Primária é responsável por resolver, no mínimo, 30% dos problemas de saúde da população.

A vice-presidente do Cosems, Inês Brandão, falou sobre o objetivo de disseminar esses dados aos gestores municipais para que sejam traçadas novas estratégias em relação à melhoria dos serviços de Saúde.

“Algumas situações e serviços precisam ser revistos, pois sabemos o quanto é oneroso manter uma unidade, que, se planejada de forma regionalizada, podem atender de forma humanizada e regionalizada a população”, falou Inês Brandão.
Ainda durante a reunião, os prefeitos expuseram a situação da saúde em relação aos municípios.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos