Seca: Emater orienta produtores sobre prorrogação de dívidas

EmaterEmater orienta produtores sobre prorrogação de dívidas

Emater orienta produtores sobre prorrogação de dívidas

A superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) está mobilizando sua equipe de campo para orientar os agricultores familiares assistidos pela rede de ATER, na região do Semiárido, sobre a resolução Nº 4.212 do Conselho Monetário Nacional. A medida regula o pagamento, negociação e renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A resolução abrange as parcelas vencidas em 2012, e as que vencerão em 2013 e 2014.

Por solicitação da presidência da república, o CMN também definiu que as parcelas passíveis de renegociação serão pagas em uma única operação e o saldo será reprogramado para pagamento em até 10 (dez) parcelas anuais, com o vencimento da primeira parcela fixado para 2016.

O assessor técnico em crédito da EMATER/AL, Ruy Falcão, informou que a orientação que será repassada a equipe da EMATER/AL é a atenção à particularidade de cada contrato. “As operações de crédito variam de acordo com a necessidade dos agricultores. A resolução contempla tanto verba para custeio como quanto para investimento, então temos que ficar atentos aos valores, prazos e condições de pagamentos”, destacou o técnico.

Além do direito de renegociarem as parcelas referentes aos três anos, os agricultores familiares terão um desconto de 80% caso quitem em dia as prestações do novo financiamento. A resolução esclarece ainda que o agricultor familiar enquadrado nas condições já informadas deve procurar a instituição bancária responsável pelo financiamento até 30 de dezembro de 2013.

“As instituições bancárias parceiras da EMATER/AL não divulgaram ainda o índice de inadimplência, em consequência da Seca, mas existe uma preocupação no mercado quanto o cumprimento dos compromissos assumidos pelos agricultores em geral, já que a produção caiu bastante e muitos desses produtores não estão conseguindo nem por alimento nas suas mesas. A nova resolução veio em boa hora”, declarou Ruy Falcão.

Fonte: Ascom/Emater

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos