AL é o Estado com menor percentual de fumantes do Brasil

SesauSesau

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em 2012, Alagoas é o Estado com o menor percentual de fumantes em todo o País, com 7,8%. Apesar dos bons resultados, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar uma campanha de conscientização sobre os males do tabaco, em alusão ao Dia Mundial sem Cigarro, que acontece em 31 de maio.

Para isso, foi realizada nesta terça-feira (23), no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió, uma reunião com técnicos municipais. Na ocasião foram discutidos o planejamento da campanha e a programação a ser realizada em cada município.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, o objetivo é alinhar as atividades. “Repassamos uma planilha para que eles vejam o que farão e nos devolvam, possibilitando que montemos uma programação geral de todo o Estado. Dessa maneira, ainda podemos fornecer subsídios, como material teórico, gráfico e vídeos”.

Ela destaca que, além dos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também está discutindo as ações a serem promovidas pelo próprio Governo no dia 31, tendo em vista, principalmente, a questão da publicidade. “Este ano, a campanha terá como foco o banimento da promoção, do marketing e do patrocínio de produtos derivados do tabaco”, explica Vetrúcia.

A iniciativa ainda tem a finalidade de conscientizar a população alagoana quanto aos riscos do uso do tabaco, atualmente responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e considerado pelo Ministério da Saúde como a principal causa evitável de óbito no Brasil. O tema foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O combate à publicidade é imprescindível para a redução do número de mortes causadas pelo cigarro. As crianças e adolescentes são o principal alvo dessas empresas que conseguem associar o cigarro a eventos esportivos e culturais”, disse Vetrúcia, lembrando que a indústria tem trabalhado para unificar a imagem do fumante ao glamour, rebeldia e sedução.

Dados – A coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo destaca que o número de fumantes com mais de 18 anos vem apresentando uma queda em Alagoas. Em 2011, o percentual era de 13,1%, conforme pesquisa realizada pelo MS. Já entre os jovens de 13 a 15 anos, o índice é maior: são 18,5% segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar.

“Essa queda para os 7,8% registrados em 2012 já são reflexo das ações realizadas pela Sesau, em conjunto com diversos órgãos. Já entre os jovens de 13 a 15 anos, o percentual ainda é preocupante e um desafio para o poder público. Por isso, é importante a participação de todos para que possamos ter dados ainda melhores”, disse.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos