Acessibilidade: SMCCU reúne lojistas do Centro e portadores de deficiência

Ascom/SMCCULojistas do Centro e portadores de deficiência

Lojistas do Centro e portadores de deficiência

A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) reuniu, na manhã desta terça-feira (23), membros de entidades representantes dos lojistas de Maceió e de pessoas com deficiência física para tratar de problemas de acessibilidade nas lojas do Centro da cidade.

A reunião conduzida pelo superintendente adjunto da SMCCU, Alfredo Gazzaneo, abordou questões importantes como o acesso ao interior das lojas, aos caixas e a existências de provadores adaptados a cadeirantes, conforme recomendação do Ministério Público Estadual.
Para os lojistas, a questão precisa ser bem avaliada – não apenas por causa dos custos – mas principalmente, por causa da falta de espaço em alguns estabelecimentos, que precisam encontrar soluções alternativas para fazer as adaptações de acessibilidade.

Gazzaneo garantiu que a SMCCU permanecerá vigilante para que a legislação seja cumprida e o direito de ir e vir de cada cidadão, portador de deficiência ou não, seja respeitado. “Existe uma solução técnica para todos os tipos de espaço. É preciso apenas avaliar se é economicamente viável e atende, de fato, a necessidade de quem precisa”, concluiu.

A discussão contou com a presença de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Aliança Comercial de Maceió, da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), da Associação Pestalozzi e do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência.

Ao final da reunião, ficou acordado que cada entidade irá elaborar um relatório sobre a atual condição dos estabelecimentos comerciais, mostrando os pontos críticos e elencando sugestões. Elas serão apresentadas em um próximo encontro – no mês de maio –, onde devem ser definidas as metas de um plano de ação para tornar o Centro mais acessível à população.

Fonte: Ascom/SMCCU

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos