Educação do Trabalhador ajuda a transformar sonhos em realidade

Ascom/FIEAEducação do Trabalhador

Educação do Trabalhador

Quando precisa de pessoas para preencher postos de trabalho que exigem um nível maior de qualificação, a V2 Ambiental (empresa que administra o aterro sanitário de Maceió) aposta na “prata da casa”. E para ter colaboradores com o nível de instrução necessário, a unidade firmou parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), por meio do Programa de Educação do Trabalhador (PET).

“A gente investe na qualificação dos colaboradores para que eles tenham a oportunidade de crescer dentro da própria empresa. Temos em nossos quadros um funcionário que vivia precariamente no antigo Lixão, em Cruz das Almas, começou trabalhando aqui como servente e hoje é operador de máquina”, revela a analista de Certificação, Emília Carvalho.

A aula inaugural do PET aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 29, na sede da empresa localizada no Benedito Bentes, numa solenidade que foi marcada por testemunhos de trabalhadores que já tiveram suas vidas transformadas com a alfabetização e a elevação da escolaridade. No total, são 27 integrantes desta primeira turma formada pela V2 Ambiental.

Antônio Bezerra da Silva era o mais emocionado. Ele se formou numa turma do Programa de Educação do Trabalhador na Viva Ambiental e aconselhou os companheiros que começaram as aulas nesta segunda-feira a terem muita força de vontade. “É uma oportunidade que vale a pena, porque o conhecimento que você adquire leva para qualquer lugar. Outra conquista da qual me orgulho é a carteira de habilitação, que pude tirar depois que me formei”, frisou.

Essa mudança na qualidade de vida foi ressaltada pela gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Betânia Toledo. Segundo ela, uma maior escolaridade reflete, ainda, na melhora do ambiente de trabalho e até na vida pessoal do colaborador. “Com mais conhecimentos, os pais têm como acompanhar os filhos nas tarefas escolares e, ao poder ler a bula de um remédio, ajudar no tratamento de algum familiar, por exemplo. A educação também contribui, e muito, para o exercício da cidadania”, disse.

Cidadania esta que foi conquistada por Josivan Rijo, 29 anos. Ele mora em Cruz das Almas e sobrevivia da cata de lixo no antigo Lixão. Casado e pai de dois filhos, ele foi absorvido pela V2 Ambiental como servente. Hoje, atua como operador de máquinas, tem um salário fixo, carteira assinada e todos os direitos garantidos. “Essa mudança de função foi ótima para mim. Agora, o meu objetivo é crescer cada vez mais na empresa”, sonha.

A aula inaugural foi prestigiada por gestores das empresas V2 Ambiental e Estre (que integra a parceria). Além da gerente executiva de Educação, Betânia Toledo, o Sesi foi representado pela coordenadora do PET, Nezilda Pauferro; pela supervisora educacional do programa, Djenane Costa; pela representante da Assessoria de Relações com o Mercado, Acácia Souza; e pela professora Maria Viviane.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos