Real e Barça buscam virada contra os alemães

Globo.comMessi

Messi

Albert Einstein disse certa vez que o impossível só existe até alguém duvidar dele e provar o contrário. O cientista, coincidentemente alemão, já não está vivo para ver se sua tese funcionará contra Borussia Dortmund e Bayern de Munique. Após desastrosas atuações nos jogos de ida da semifinal da Liga dos Campeões, Real Madrid e Barcelona apostam em Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, seus respectivos candidatos a Ethan Hunt – personagem interpretado por Tom Cruise na série de filmes "Missão Impossível" – para conseguirem o que parece ser muito improvável.

Os alemães são desde a última semana os grandes favoritos a pisarem no gramado de Wembley na decisão do título do próximo dia 25 de maio. Na última terça-feira, o Bayern de Munique surpreendeu o mundo ao arrasar os catalães por 4 a 0 na Allianz Arena – e não pela sua já conhecida força, mas sim pelo adversário ser o grande time da década e contar com craques como o melhor do mundo nos últimos quatro anos e ser uma das bases da seleção espanhola campeã da última Copa e bi europeia. Messi precisará recorrer a muitos dos seus "efeitos especiais" para superar o bloqueio defesivo do time germânico.

Na quarta, a história praticamente se repetiu. Em Dortmund, o Borussia do inspirado Lewandowski varreu os merengues por 4 a 1 com quatro gols de seu artilheiro polonês e deixou José Mourinho e companhia dependendo basicamente de um resultado pouco frequente – em tese menos difícil do que o do arquirrival. CR7 terá de usar mesmo todo seu poder de fogo de artilheiro da Champions, com 11 gols em dez partidas, no bombardeio aos alemães. Os jornais espanhóis nesta segunda mostraram bem que o clima no país é de otimismo e confiança nos heróis do Barcelona e Real.
A tarefa de ambos, ainda assim, é complicadíssima. Para se ter uma ideia, apenas três clubes conseguiram se recuperar de uma desvantagem de quatro gols depois da primeira partida – caso do Barcelona – em competições europeias. O Real Madrid se classificará com um 3 a 0, mas sabe que foram raros os feitos semelhantes pelo continente.

As exceções

Como motivação, os próprios merengues têm na memória uma classificação heroica diante de outro alemão, o Borussia Mönchengladbach, pela terceira eliminatória da Copa da Uefa de 1985/1986. No jogo de ida, derrota por 5 a 1. Mas, na volta, conseguiu um incrível 4 a 0 no Santiago Bernabéu, em noite inspirada do argentino Jorge Valdano, ex-diretor do clube.
Os outros dois times a conseguirem a virada foram o Leixões, diante do La Chaux-de-Fonds, pela primeira eliminatória da Copa da Uefa de 1961/1962, e o Partizan, contra o Queens Park Rangers, pela segunda fase da edição de 1984/1985. Ambos iniciaram o mata-mata com derrota por 6 a 2 fora de casa, mas reagiram com 5 a 0 e 4 a 0, respectivamente.

Para o Real, uma inspiração recente está em outro espanhol. Na temporada 2003/2004 da Liga dos Campeões, o Deportivo La Coruña eliminou o então campeão Milan com uma goleada por 4 a 0 em seu estádio depois de ter perdido por 4 a 1 no San Siro. O jornalista Anton Meana, da "Rádio Marca", acredita que os merengues realmente confiam na "remontada".

– Não é algo artificial, é algo que os jogadores realmente sentem. É o mais importante. Torcedores não jogam e não marcam gols. Então, o Real deve pensar em ser superior em campo para passar, algo que nesse ano não mostrou nos três jogos em que enfrentou o Dortmund. Já o Barcelona não acredita na virada, ninguém acredita. O Real pode passar, pode não conseguir, mas essa confiança já é muito positiva – disse Meana, que é amigo de alguns nomes do elenco do Real.
‘Cartilha’ para a missão

Tanto Real quanto Barcelona sabem que precisam seguir alguns conceitos básicos de quem pretende virar placar tão adverso para seguirem com chances. É importante, por exemplo, não sofrer gol, tanto quanto marcar um nos primeiros minutos. Ter cuidado com os cartões e ao mesmo tempo forçar o adversário a frequentes punições é outro fator que pode desequilibrar. Acreditar no potencial de seus craques, principalmente dos dois melhores do mundo, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, e ter o estádio a seu favor, fazendo pressão a todo o instante, são outros trunfos dos espanhóis.
– Para virar o resultado, o Real precisa do melhor Cristiano Ronaldo, que é o grande líder dessa equipe depois do afastamento de Casillas. Cristiano é a figura de uma possível reviravolta no placar. O Barcelona, pelo seu DNA, precisaria marcar dois ou três gols muito cedo para acreditar na virada. O Real, não. Ele sabe que estar vencendo por 1 a 0 no intervalo já é bom, não vai ter pressa e vai esperar pelas melhores oportunidades – avaliou Anton Meana.

Esforços não faltarão. A torcida do Barça, por exemplo, criou e já comercializa uma camisa com os dizeres "Eu acredito sim" pelo preço de € 15 (R$ 39). Se houver a classificação, os torcedores que compraram serão reembolsados. No Camp Nou, um mosaico com a mensagem "Barça, Orgulho, Barça" ocupará todo o estádio. Mais de 90 mil cartolinas nas cores do clube serão utilizadas. O Real, por sua vez, criou um vídeo motivacional com seus atletas como atores. "Você é nossa força", clamam Cristiano Ronaldo, Casillas, Kaká, entre outros.

Os finalistas serão conhecidos a partir desta terça-feira, quando o Real Madrid receberá o Borussia Dortmund no Santiago Bernabéu, às 15h45m (de Brasília), com acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. No dia seguinte, no mesmo horário, a bola vai rolar para Barcelona e Bayern de Munique no Camp Nou. A TV Globo e também o GLOBOESPORTE.COM transmitirão ao vivo – o site ainda fará um pré-jogo especial a partir de 14h30m.
Confira abaixo grandes viradas de Barcelona e Real Madrid na Europa:

Barcelona 3 x 0 Anderlecht – 01/11/1978. O Barça forçou um 3 a 0 na volta das oitavas de final da Recopa com gols de Krankl, Heredia e Zuviría e ganhou dos belgas nos pênaltis. Eliminaria ainda Ipswich Town, Beveren e Fortuna Düsseldorf na caminhada rumo ao título.

Barcelona 3 x 0 Göteborg – 16/04/1986. Os catalães repetiram o placar do jogo de ida em seu favor com três gols de Pichi Alonso e venceu os suecos nos pênaltis, pela semifinal da Copa da Europa. Na final, perdeu para o Steaua Bucarest, da Romênia.

Barcelona 4 x 1 Dínamo de Kiev – 29/09/1993. Depois do título de 1993, a equipe esteve bem perto de ser eliminada na primeira fase da temporada seguinte. Perdeu por 3 a 1 no jogo de ida para os ucranianos, mas se recuperou com gols de Bakero (dois), Laudrup e Koeman. O Barça de Romário chegaria até a final, mas levaria 4 a 0 do Milan em Atenas.

Barcelona 5 x 1 Chelsea – 18/04/2000. O Chelsea venceu por 3 a 1 no Stamford Bridge, mas o Barça repetiu a dose na volta e levou o confronto para a prorrogação. Rivaldo, que perdeu pênalti, fez dois, Figo, Dani e Kluivert completaram para os catalães, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O Valencia seria o algoz do clube nas semifinais.
Barcelona 4 x 0 Milan – 12/03/2013. O Barça perdeu por 2 a 0 na Itália, mas criou um espírito de decisão e conseguiu a "remontada" no Camp Nou, com gols de Messi (dois), Villa e Jordi Alba.

Real Madrid 5 x 1 Derby County – 05/11/1975. O Real perdeu o jogo de ida por 4 a 1, mas virou, com Vicente del Bosque no elenco, e avançou às quartas de final da Copa da Europa. Os gols foram de Pirri, Roberto (dois), Santillana (dois, um deles na prorrogação).

Real Madrid 6 x 1 Anderlecht – 12/12/1984. Os merengues foram derrotados por 3 a 0 na Bélgica, mas devolveram com juros e correção monetária: um gol de Sanchís, dois de Valdano e um hat-trick de Butragueño. Valeu a vaga nas quartas de final da Copa da Uefa, torneio no qual o Real seria campeão em poucos meses.

Real Madrid 4 x 0 Borussia Mönchengladbach – 11/12/1985. Os 5 a 1 sofridos na Alemanha se tranformaram em um 4 a 0 pelas oitavas de final da Copa da Uefa de 1985/1986. Valdano e Santillana, com dois gols cada, foram os heróis da noite.

Real Madrid 5 x 1 Inter de Milão – 16/04/1986. Pela semifinal da Copa da Uefa da mesma temporada, os merengues atropelaram os italianos depois de um 3 a 1 contra na Itália. Hugo Sánchez (dois), Santillana (dois) e Gordillo marcaram. O Real seria campeão contra o Colônia.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos