Cultura lança edital de incentivo à produção audiovisual

Produtores e fazedores do audiovisual de Maceió, chegou a hora de pensar o roteiro, usar a criatividade e preparar a proposta! Está aberto o período de inscrições para o Prêmio Guilherme Rogato – primeiro edital de incentivo à produção audiovisual disponibilizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

O Prêmio disponibilizará R$ 150 mil para a realização de cinco filmes de curta-metragem, com duração de 10 a 25 minutos, cujas propostas sejam selecionadas via edital. A minuta prevê a inscrição de obras nas categorias ficção, documentário, animação e linguagem híbrida (experimental, vídeoarte, filme ensaio e novas mídias). O objetivo é fomentar a atividade audiovisual em Maceió e possibilitar a produção de conteúdo para a Mostra Sururu 2013.

As inscrições poderão ser feitas até 21 de junho, na sede da FMAC, que fica na Avenida da Paz, 900, em Jaraguá. O edital está disponível no site da Fundação. Para acessar clique aqui ou baixe o edital aqui – Edital Audiovisual 2013 FMAC.

Antes de ter sua minuta aprovada e publicada no Diário Oficial do município, o Edital foi discutido com a comunidade fazedora do audiovisual, representantes do segmento no Conselho Municipal de Políticas Culturais e o presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Alagoas (ABD&C/AL), Henrique Oliveira, nesta sexta-feira (10).

Segundo o Diretor de Políticas Culturais da FMAC, Marcos Sampaio, as sugestões apresentadas durante o encontro ocorrido no início desta semana foram acatadas pela FMAC e implantadas no texto final do projeto. Ele destacou o formato participativo e democrático adotado pela Fundação para a construção do edital como o grande diferencial do prêmio.

O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, ressaltou que o recurso disponibilizado pelo município é o maior já destinado ao incentivo à produção audiovisual em Alagoas e destacou: A política de editais adotada pela Fundação será permanente e se estenderá ao atendimento de todos os segmentos da cultura. “Entendemos que essa é a forma mais democrática de selecionar projetos para recebimento de recursos públicos”, justificou.

Guilherme Rogato

A escolha do nome do prêmio partiu do desejo de reconhecer a importância do pioneirismo do imigrante italiano Guilherme Rogato para o cinema alagoano. Ele foi responsável pelas primeiras filmagens realizadas no Estado, registrando desde o Carnaval, em 1921, até o primeiro longa de ficção genuinamente alagoano, ‘Casamento é Negócio?’, em 1933.

Cronograma do Prêmio

Publicação do Edital: 10/05/2013

Período de Inscrições: 10/05 a 20/06/2013

Análise de Documentos: 21/06/2013

Envio dos projetos digitalizados (PDF): 24/06/2013

Análise Presencial: 01 a 03/07/2013

Divulgação dos resultados: 03/07/2013

Recursos: 04 a 05/07/2013

Resultado final: 08/07/2013

Período de contratação: até 15/07

Entrega dos filmes à FMAC: 22/11/2013

Fonte: Ascom Fmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos